Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 19 de Julho de 2007 às 23:00

    Imprimir


Jerusalém - O presidente de Israel, Shimon Peres, instou nesta quinta-feira o governo da Síria a abrir conversações diretas com Israel para a paz, ao pedir a Damasco que abandone sua exigência de que as negociações ocorram através de mediadores. No mesmo dia do apelo de Peres, um jornal estatal sírio levantou dúvidas quanto à intenção de Israel fazer a paz, ao publicar um editorial no qual afirma que o gesto israelense é apenas para "consumo da mídia", ao invés de significar um progresso real. Hoje o presidente sírio Bashar Assad recebeu a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

"Se Damasco quiser a paz verdadeira, não há substituto para uma negociação direta entre Síria e Israel, que poderá ser aberta por um encontro entre os líderes e simbolizará o reconhecimento mútuo, em um estágio inicial" disse Peres, em encontro com o enviado da China para o Oriente Médio. Miri Eisin, porta-voz do primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse que as declarações de Peres não contradizem o governo israelense. "O que ele disse é a visão do primeiro-ministro," afirmou. Olmert afirmou na semana passada que está pronto para conversações diretas de paz com a Síria.

Assad respondeu a Olmert na terça-feira desta semana, ao dizer que a Síria está pronta para discutir a paz se Israel antes devolver as Colinas de Golã e o processo ocorrer sob um "fiador honesto." Olmert, enquanto isso, pede que a Síria se afaste do Irã e dos grupos árabes que pregam a destruição de Israel.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215965/visualizar/