Vaticano instala webcam em tumba de João Paulo 2º
Outras quatro câmeras mostram alguns dos lugares mais importantes da Cidade do Vaticano, como a praça, a cúpula e a parte externa da Basílica de São Pedro.
A iniciativa, de acordo com a Santa Sé, surge para responder "à presença cada vez mais numerosa de peregrinos e turistas e à contínua solicitação de informação que chega aos órgãos vaticanos através dos canais tradicionais".
Portal
Dividido em cinco departamentos – Estado e Governo, Serviços, Outras Instituições, Monumentos e Loja, o novo portal (www.vaticanstate.va) está em cinco idiomas: espanhol, italiano, inglês, francês e alemão. Mas o Vaticano já avisou que em breve sairá uma versão em português.
Informações institucionais sobre o menor estado independente do mundo, com apenas 44 hectares, detalhes sobre a Capela Sistina – onde são realizados os conclaves, que elegem os papas - a farmácia vaticana e a biblioteca podem ser facilmente encontrados.
Entre as atrações do portal, estão ainda diversas galerias de fotos como as do Castel Gandolfo – residência de verão do papa -, dos papamóveis, do interior e exterior da Basílica de São Pedro, além dos famosos jardins, que ocupam quase a metade da Cidade do Vaticano.
É nessa grande área verde, com torres, fontes, estátuas, flores raras e árvores centenárias, que o papa Bento 16 costuma fazer seus passeios.
Visita virtual
Na parte dedicada aos museus, é oferecida uma visita virtual das coleções e das obras mais importantes, com detalhes dos quadros, afrescos e esculturas.
A loja virtual do Vaticano já está no portal, mas acompanhado do aviso de que as compras de selos e moedas – muito disputados por colecionadores -, publicações e reproduções dos museus somente poderão ser feitas a partir do próximo ano.
No portal constam também links para acessar todos os veículos de comunicação do Vaticano, entre eles, o jornal oficial Osservatore Romano e a Rádio Vaticana.
Com o lançamento da nova página virtual – com todos os órgãos do Estado, os principais monumentos com suas respectivas descrições e imagens, os horários dos serviços para o público -, a tradicional www.vatican.va - em que era possível verificar poucas informações, como os discursos do papa, documentos e informações sobre nomeações e renúncias de bispos do mundo inteiro - não será mais a única fonte de informação oficial do Vaticano na internet.
Comentários