Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 18 de Julho de 2007 às 19:54

    Imprimir


As forças americanas anunciaram nesta quarta-feira a detenção de um dos principais dirigentes da rede terrorista Al Qaeda no Iraque. Khaled al Mashhadani é considerado o intermediário entre os chefes estrangeiros da rede de Osama bin Laden e foi detido no Iraque no começo de julho, informou o Exército dos Estados Unidos.

Mashhadani é "considerado um canal entre Abu Ayub al Masri [líder da Al Qaeda no Iraque], Bin Laden e [Ayman] Al Zawahiri [egípcio que ocupa o segundo lugar na hierarquia da rede terrorista]", acrescentou o oficial americano.

"Mashhadani é, ao que parece, o dirigente iraquiano mais importante da rede Al Qaeda no Iraque. É ligado a Abu Ayub al Masri, o líder da Al Qaeda no Iraque, de origem egípcia", declarou um oficial americano em uma entrevista coletiva à imprensa em Bagdá.

Os fundadores do grupo se escondem supostamente no Paquistão, segundo um relatório do serviço de informações da Casa Branca.

Segundo Bergner, Mashhadani declarou aos investigadores americanos que Omar al Baghdadi, apresentado como líder nacional da Al Qaeda no Iraque, era na realidade um personagem fictício e que o verdadeiro chefe do grupo era o egípcio Abu Ayub al Masri.

As gravações da Al Qaeda apresentavam Omar al Baghdadi como o chefe da rede no Iraque, mas este último nunca foi visto e sua voz era na realidade a de um ator, disse o general Bergner, com base nos depoimentos de Masshadani.

Al Baghdadi era apresentado como o líder do "Estado Islâmico do Iraque", uma organização criada para dar uma aparência mais iraquiana à Al Qaeda, considerada uma força estrangeira de combatentes jihadistas.

Os depoimentos dados por Masshadani frustram a tentativa de apresentar os insurgentes da Al Qaeda no Iraque, liderados por combatentes estrangeiros, como uma resistência nacional à ocupação americana, acrescentou o oficial americano.

O Exército americano anunciou no dia 30 de junho que identificou outro importante membro da Al Qaeda de origem egípcia, morto poucos dias antes em uma operação nas imediações de Fallujah, no oeste do Iraque.

"Abu Abdel Rahman al Masri era um terrorista conhecido e um importante líder da Al Qaeda", informou o Exército à época.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216163/visualizar/