Câmeras flagraram acidente com avião; piloto teria tentado arremeter
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo do Senado, e o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disseram que, pelas imagens, é possível perceber que o Airbus-A320 da TAM --que transportava 186 pessoas-- se aproximou de Congonhas a uma velocidade "muito acima do normal".
Segundo Torres, o avião foi filmado por três das cinco câmeras que monitoravam as operações de Congonhas naquele horário.
Há indícios de que o avião tentou arremeter após tocar o solo. De acordo com um representante do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas que participou hoje de uma vistoria em Congonhas feita pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Aeronáutica, a mureta que o avião ultrapassou tem marcas na direção em que o trem de pouso dianteiro estaria.
Para ele, essas marcas indicam que o piloto tentou erguer o avião antes de bater contra o galpão da TAM Express que fica na outra margem da avenida Washington Luís. O representante do sindicato falou sob condição de anonimato.
Os técnicos que participaram da fiscalização, segundo ele, notaram ainda que há marcas de frenagem na pista principal do aeroporto, mas que não há sulcos --características de quando ocorre uma derrapagem.
Comentários