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Pista principal de Congonhas acabou de passar por reforma
Depois de passar por reformas, a pista principal de Congonhas foi liberada para pousos e decolagens no dia 30 de junho. No entanto, ela foi liberada sem que fosse feito o grooving (ranhuras para dar mais aderência aos pneus dos aviões e facilitar o escoamento da água).
A ausência do grooving na pista auxiliar de Congonhas --a única disponível com a reforma da pista principal-- foi uma das críticas feitas em maio deste ano por Uébio José da Silva, do Sindicato dos Aeroviários, para justificar a predileção de pilotos em não pousar em Congonhas.
Segundo o superintendente regional da Infraero, Edgard Brandão Júnior, o grooving não poderia ter sido feito logo após a liberação da pista pois é necessário um período de cura (tratamento) do pavimento. Esse trabalho deverá ter início ainda neste mês e será feito durante as madrugadas para não atrapalhar as operações de pousos e decolagens na pista. O prazo de término é de 60 dias.
Apesar de não contar com o grooving, segundo o superintendente regional, a infra-estrutura da pista passou com folga em testes de declive --inclinação da pista para possibilitar o escoamento da água-- e aderência (do pneu do avião ao tocar o solo).
Derrapagens
Entre o final do ano passado e o começo deste, Congonhas registrou casos de derrapagens de aeronaves devido ao mau estado de conservação de suas pistas. No final de fevereiro, a pista auxiliar entrou em reforma. Durante este período, a pista principal era fechada sempre que chovia forte, pois seu estado ainda era ruim.
Os trabalhos na recuperação da pista auxiliar duraram cerca de 70 dias. Logo começaram as obras na pista principal, que duraram mais 45 dias. Ela foi liberada no último dia 30 de junho.
A ausência do grooving na pista auxiliar de Congonhas --a única disponível com a reforma da pista principal-- foi uma das críticas feitas em maio deste ano por Uébio José da Silva, do Sindicato dos Aeroviários, para justificar a predileção de pilotos em não pousar em Congonhas.
Segundo o superintendente regional da Infraero, Edgard Brandão Júnior, o grooving não poderia ter sido feito logo após a liberação da pista pois é necessário um período de cura (tratamento) do pavimento. Esse trabalho deverá ter início ainda neste mês e será feito durante as madrugadas para não atrapalhar as operações de pousos e decolagens na pista. O prazo de término é de 60 dias.
Apesar de não contar com o grooving, segundo o superintendente regional, a infra-estrutura da pista passou com folga em testes de declive --inclinação da pista para possibilitar o escoamento da água-- e aderência (do pneu do avião ao tocar o solo).
Derrapagens
Entre o final do ano passado e o começo deste, Congonhas registrou casos de derrapagens de aeronaves devido ao mau estado de conservação de suas pistas. No final de fevereiro, a pista auxiliar entrou em reforma. Durante este período, a pista principal era fechada sempre que chovia forte, pois seu estado ainda era ruim.
Os trabalhos na recuperação da pista auxiliar duraram cerca de 70 dias. Logo começaram as obras na pista principal, que duraram mais 45 dias. Ela foi liberada no último dia 30 de junho.
Fonte:
Folha Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216349/visualizar/
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