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Pará conhece projeto de ferrovia
Os Estados do Pará e Mato Grosso firmaram uma parceria para buscar a integração logística entre as regiões Norte e Centro-Oeste, por meio de uma ferrovia que ligará as duas unidades da federação, reduzindo os custos e o tempo para o escoamento da produção. Em reunião com governador do Pará, Simão Jatene, ocorrida nesta quarta-feira (24), em Belém (PA), o presidente da Assembleia, José Riva, apresentou o estudo feito no Estado, mostrando a viabilidade do modal.
A comitiva mato-grossense apresentou a proposta de que a ferrovia parta do município de Água Boa, na região do Araguaia, em Mato Grosso, e chegue até Barcarena, no nordeste do Pará, com o traçado paralelo às rodovias BR-158, PA-150, BR-222 e BR-010.
Também foi discutida a possibilidade de a ferrovia, inicialmente, partir do Mato Grosso até Marabá, no sudeste paraense. “Essa alternativa reduziria os custos iniciais em cerca de um terço”, informou o governador. A ligação com o nordeste paraense seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até Barcarena, e outro até o porto de Espadarte, em Curuçá.
De acordo com o assessor parlamentar Nelson Salim Abdala, a Ferrovia MT/PA é uma alternativa para a transformação da logística do estado. “Essa obra representará a mudança no fluxo de caminhões no Brasil. Todos atualmente descem para o Sul. Este novo projeto fará com que Mato Grosso tenha um corredor de alto desenvolvimento e diminua o trajeto da produção em no mínimo 5 mil quilômetros, considerando a volta na costa marítima brasileira que os navios precisam fazer hoje”, explicou.
A partir de agora, os dois estados trabalharão em conjunto para avançar com o estudo de viabilidade e o projeto básico. Riva informou que uma das alternativas para viabilizar a ferrovia é através das Parcerias Público-Privadas (PPP), e já existem investidores estrangeiros interessados. “Já tivemos a visita de empresários americanos, chineses, coreanos e russos querendo conhecer o projeto da ferrovia”, afirmou Riva.
O governador Simão Jatene comprometeu-se em conversar com o governador Silval Barbosa, no sentido de montar uma equipe técnica entre os dois estados para fazer o estudo de viabilidade.
A comitiva mato-grossense apresentou a proposta de que a ferrovia parta do município de Água Boa, na região do Araguaia, em Mato Grosso, e chegue até Barcarena, no nordeste do Pará, com o traçado paralelo às rodovias BR-158, PA-150, BR-222 e BR-010.
Também foi discutida a possibilidade de a ferrovia, inicialmente, partir do Mato Grosso até Marabá, no sudeste paraense. “Essa alternativa reduziria os custos iniciais em cerca de um terço”, informou o governador. A ligação com o nordeste paraense seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até Barcarena, e outro até o porto de Espadarte, em Curuçá.
De acordo com o assessor parlamentar Nelson Salim Abdala, a Ferrovia MT/PA é uma alternativa para a transformação da logística do estado. “Essa obra representará a mudança no fluxo de caminhões no Brasil. Todos atualmente descem para o Sul. Este novo projeto fará com que Mato Grosso tenha um corredor de alto desenvolvimento e diminua o trajeto da produção em no mínimo 5 mil quilômetros, considerando a volta na costa marítima brasileira que os navios precisam fazer hoje”, explicou.
A partir de agora, os dois estados trabalharão em conjunto para avançar com o estudo de viabilidade e o projeto básico. Riva informou que uma das alternativas para viabilizar a ferrovia é através das Parcerias Público-Privadas (PPP), e já existem investidores estrangeiros interessados. “Já tivemos a visita de empresários americanos, chineses, coreanos e russos querendo conhecer o projeto da ferrovia”, afirmou Riva.
O governador Simão Jatene comprometeu-se em conversar com o governador Silval Barbosa, no sentido de montar uma equipe técnica entre os dois estados para fazer o estudo de viabilidade.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21639/visualizar/
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