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Domingo - 15 de Julho de 2007 às 15:21

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SÃO PAULO - O psicólogo britânico Richard Wiseman virou uma celebridade do mundo virtual com o vídeo "The Amazing Colour Changing Card Trick" ("O Espetacular Truque da Carta que Muda de Cor"), com 1,2 milhão de acessos no YouTube. Se você ainda não viu o vídeo, assista: vamos tratar dele mais adiante.

Mesmo antes de chegar à celebridade na web, no entanto, Wiseman já era uma figura importante no cenário da psicologia popular. Ele não só é autor de livros que podem ser descritos como mistura de popularização da ciência e auto-ajuda - dois deles, O Fator Sorte e Onde Está o Gorila?, já foram publicados no Brasil - como participou de testes de diversos supostos "paranormais": é, inclusive, co-autor de um tratado técnico sobre o assunto, Guidelines for Testing Psychic Claimants, algo como "Regras para o Teste de Pessoas que Alegam Poderes Psíquicos".

Desses testes do paranormal, talvez o mais curioso tenha sido o que colocou a astrologia em rota de colisão com o mercado financeiro. "O experimento envolveu três participantes", explica Wiseman, em entrevista por e-mail ao estadao.com.br. "Uma astróloga financeira, um analista da City (o centro financeiro de Londres) e uma criança pequena". Cada participante recebeu a soma hipotética de 5.000 libras esterlinas (R$ 19 mil) e a orientação de dizer como o dinheiro deveria ser investido no mercado de ações.

"Nosso astrólogo examinou cuidadosamente a data de formação das companhias", diz o psicólogo. "Nosso investidor valeu-se de sua experiência de sete anos". Quanto à criança, "escrevemos os nomes de empresas em pedaços de papel e deixamos que ela escolhesse três".

Ao final de uma semana, o grupo voltou a se reunir. "Foi uma semana especialmente turbulenta para o mercado de capitais", lembra Wiseman. "Bilhões de libras sumiram do mapa. Estranhamente, nenhum dos nossos especialistas viu o ´crash´ a caminho". Como resultado, todos perderam dinheiro. A astróloga perdeu mais, 10%. O investidor profissional, 7,1%. A criança, meros 4,6%. "A astróloga disse que, se soubesse que a criança era de Câncer, jamais teria jogado contra ela".

O experimento foi prorrogado por um ano além da semana original, com os seguintes resultados: o investidor perdeu 46% do capital hipotético; a astróloga perdeu 6,2%. A criança lucrou 5,8%. No mesmo ano, 2001, a bolsa de Londres caiu 16%. Foi o ano em que estourou a "bolha" das empresas ponto-com.

Trocando cores

Acredita que duas pessoas podem trocar de roupa, e mais, mudar todo o cenário onde estão, bem diante dos seus olhos, sem você notar? Se já assistiu ao vídeo de "The Amazing Colour Changing Card Trick", você não só acredita, como sabe que isso é possível.

O vídeo, estrelado pelo próprio Wiseman, é parte de uma nova linha de pesquisa perseguida pelo psicólogo, a "Quirkology" (algo como "peculiardologia"), definida como "o uso de métodos tradicionais para estudar temas incomuns, ou de métodos incomuns para estudar temas tradicionais". Quirkology também é o título do novo livro de Wiseman, que deve sair no Brasil ainda este ano.

O truque das cartas, explica o psicólogo, "ilustra um fenômeno chamado ´cegueira de mudança´", pesquisado desde os anos 70. "Examina-se por que as pessoas têm dificuldade em detectar discrepâncias entre cenas de um filme, ou duas fotografias apresentadas em rápida sucessão".

"Fazer o vídeo foi complicado", reconhece Wiseman, o que pode ser um consolo para quem se sentiu engabelado com muita facilidade pelo truque. "O enredo foi construído cuidadosamente" para garantir a oportunidade para a troca de roupas e cenário. "A peça precisou de cerca de 20 tomadas diferentes".

O plano longo ao final do vídeo "foi feito para mostrar que toda a seqüência foi filmada numa vez só, sem edição". O trabalho se vale de princípios usados por mágicos de palco, "e mostra como absorvemos pouca coisa quando vemos um filme".

Internautas que tenham um domínio razoável do inglês podem participar como voluntários de diversos experimentos "quirkológicos" no website de Wiseman. Um deles pode interessar particularmente aos fãs de futebol: busca determinar quem é melhor para prever se um pênalti vai ou não entrar no gol, homens ou mulheres.





Fonte: Estadão

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