EUA: presos jovens que planejavam ataque a escola
Os jovens, de 15 e 17 anos, planejavam lançar "um ataque terrorista" em seu colégio no condado de Suffolk, informa hoje o jornal The New York Times. Os dois tinham inclusive uma "lista de alvos", com nomes de estudantes.
O complô foi descoberto quando um cliente de uma lanchonete de fast-food encontrou no estacionamento um diário com detalhes do ataque, que entregou à Polícia. Os dois detidos trabalhavam no local.
Segundo a Polícia, o documento manuscrito incluía "numerosas ameaças terroristas e planos para atacar" a escola Connetquot com armas e explosivos de fabricação artesanal. A data escolhida era 20 de abril de 2008, nono aniversário do massacre de Columbine, no qual dois estudantes mataram 12 estudantes e um professor antes de se suicidarem.
O texto foi escrito pelo mais jovem dos dois detidos, considerado o "cérebro" da conspiração. Segundo a Polícia, eles tinham adquirido através da internet várias armas, inclusive um fuzil automático, e material para fabricar explosivos.
O jovem de 15 anos, suspenso do colégio anteriormente por ameaças, e o de 17 foram acusados de conspiração para um ataque terrorista. A pena é de até um ano de prisão.
Comentários