Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 13 de Julho de 2007 às 20:48

    Imprimir


Estados Unidos, França e Grã-Bretanha começaram a fazer circular nesta sexta-feira, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, um novo projeto de resolução sobre o futuro de Kosovo, com a esperança de convencer Moscou a aceitá-lo.

O embaixador americano na ONU, Zalmay Khalilzad, precisou que o texto será examinado na segunda-feira pelos 15 membros do Conselho.

Estados Unidos, Grã-Bretanha e França, que defendem a independência da província sérvia de Kosovo, já modificaram três vezes seu projeto de resolução para tentar superar a oposição da Rússia, mas até o momento não tiveram sucesso.

Moscou ameaça vetar o texto, devido à oposição da Sérvia, que rejeita a independência de uma província que considera berço de sua cultura e religião.

O novo projeto de resolução não menciona mais uma independência automática de Kosovo, província de maioria albanesa, após os 120 dias de negociações previstos entre Belgrado e os albaneses da província para determinar seu futuro.

O projeto afirma que o Conselho de Segurança "está pronto para examinar detalhadamente a situação", depois do período de 120 dias de discussões.

Kosovo está sob a tutela provisória da ONU desde 1999, após os bombardeios da Otan para acabar com a repressão das forças sérvias contra a guerrilha separatista albanesa.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216714/visualizar/