Escolas têm até hoje para escolher livros didáticos
Os diretores devem fazer a escolha pela internet até a meia noite de sexta. "Não vamos prorrogar o prazo", diz a coordenadora geral do programa de livros didáticos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz.
Segundo ela, quem não fizer a escolha no prazo será obrigado a usar o mesmo do material escolhido pela maioria dos professores no município.
Professores e diretores devem escolher quais coleções são mais adequadas para cada região. Para o ensino fundamental, são livros de português, matemática, geografia, história e ciências; para o ensino médio, de história e química.
O material será utilizados por três anos e só depois desse período serão escolhidas novas coleções. Para a disciplina de português, por exemplo, há 25 coleções diferentes que se encaixam em formas distintas de ensinar.
"Em muitos municípios, os livros são a única ferramenta que a escola tem para auxiliar na educação dos alunos. Então, é de extrema importância que a escola escolha um livro de acordo com a sua realidade", ressalta Schwatz.
A escolha do livro didático para o ensino fundamental e para o ensino médio só podem ser escolhidos por meio de um formulário entregue em todas as escolas ou pela internet.
Comentários