Fracasso no Pan poderia comprometer Copa de 2014, diz jornal
O texto afirma que o Pan representa uma "aposta enorme" do Brasil para melhorar sua imagem, incrementar o turismo e entrar na rota dos países que organizam grandes eventos esportivos internacionais.
"Se (a organização dos jogos) for bem-sucedida, o Brasil poderia receber bilhões de dólares adicionais com o aumento de turismo", diz o texto.
"Mas se falhar, poderiam passar décadas antes que o país, onde há 57 anos não acontece um grande evento esportivo, seja encarregado de organizar outro."
O Brasil já expressou seu desejo de albergar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de Verão de 2016.
Investimentos
O LA Times destaca que governos em várias instâncias gastaram "generosamente" durante os preparativos para o Pan, investindo mais de R$ 3 bilhões na criação de infra-estrutura do evento.
Mas o "grande teste", ressalta o diário, será tornar o Rio de Janeiro um lugar seguro durante as próximas semanas.
"Não é segredo que a cidade é perigosa e controlada pelo crime, com gangues mandando em grandes áreas das favelas."
Outro problema foi o atraso em diversas obras, a exemplo do que aconteceu há quatro anos na República Dominicana (também nos Jogos Pan-Americanos) e há três anos na Grécia (durante as Olimpíadas de Verão).
Por isso, afirma o jornal, "quando as escolas de samba levarem mais de 7 mil pessoas para a grama do Maracanã esta noite, marcarão mais que a cerimônia de abertura do Pan".
"Também marcarão o início de uma aposta enorme do governo e de líderes cívicos no Brasil."
Comentários