Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 12 de Julho de 2007 às 23:59

    Imprimir


O Pentágono vai reduzir até agosto a um único porta-aviões sua presença naval no golfo Pérsico, disseram autoridades na quinta-feira.

O Departamento de Defesa informou que a decisão não reflete uma mudança em suas preocupações com o Oriente Médio, e que a presença naval em diferentes regiões muda periodicamente.

"Esta mudança na presença dos porta-aviões não reflete uma mudança no compromisso ou na preocupação com a região", disse o porta-voz Bryan Whitman. "A presença de porta-aviões é apenas um meio pelo qual os EUA abordam a região."

O secretário de Defesa, Robert Gates, decidiu em janeiro deixar dois porta-aviões e seus navios acompanhantes no golfo Pérsico, o que autoridades disseram ser uma forma de tranquilizar aliados dos EUA preocupados com a crescente influência do Irã.

Mas os cronogramas de rodízio e manutenção obrigam a Marinha a voltar a ter um só porta-aviões na região já em agosto, segundo fontes de defesa.

Eles acrescentaram que pode haver um período de cinco dias no fim do ano em que não haveria porta-aviões norte-americanos no golfo Pérsico. Whitman não quis comentar detalhes do cronograma.

Para manter dois porta-aviões, Gates teria de intervir nos cronogramas de rodízio de forças.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216868/visualizar/