Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 11 de Julho de 2007 às 23:53

    Imprimir


RIO - O esgrimista Ivan Schwantes foi cortado na noite desta quarta-feira, 11, da equipe brasileira que irá disputar o Pan do Rio. Ele sofreu um acidente no treino da última segunda, quando foi atingido na região axilar direita pela espada de seu irmão Athos Schwantes - a arma quebrou durante um golpe e perfurou o atleta. O acidente no treino provocou um ferimento no pulmão direito de Ivan, que precisou passar por uma cirurgia. O esgrimista está se recuperando bem no Hospital Barra D´Or, no Rio, mas o médico Daniel Sammartino vetou sua participação no Pan. Segundo ele, o atleta precisar ficar internado mais 72 horas, além de outros 15 dias de repouso.

"O Ivan está bem. A intervenção foi mínima, ele não corre risco e vai voltar a competir normalmente. No entanto, ele não deve fazer esforço nos próximos dias para auxiliar no processo de cicatrização", explicou Daniel Sammartino. "Em primeiro lugar devemos pensar na saúde do atleta. Por isso, ele não participa dos Jogos", afirmou o chefe da delegação brasileira no Pan, Marcus Vinícius Freire.

Assim, Ivan Schwantes será substituído pelo paranaense Patrício Runnacles na disputa da esgrima do Pan.

Mais problemas

Além do corte de Ivan, a comissão técnica da equipe de esgrima do Brasil teme pelo baque psicológico de Athos Schwantes por conta do acidente. "Ele pode ficar com medo de tocar (no adversário). Temos que ver como ficará essa parte psicológica", disse o técnico russo Oleg Fomin, responsável pelo time da espada.

Oleg Fomin, mestre emérito no seu país (a mais alta qualificação de um treinador na Rússia) e há quase dois anos no Brasil, revelou já ter visto alguns acidentes na esgrima. Lembrou de um atleta que, ao machucar um adversário, ficou quase um ano sem competir em alto nível. E até mostrou no corpo algumas marcas causada pela arma. "Essas coisas podem prejudicar o atleta, mas o Athos está com muita vontade. Pode se superar", admitiu.

Aos 22 anos, Athos nega que ficará receoso de voltar a competir. Tanto que treinou nesta quarta-feira, normalmente, com atletas brasileiros e cubanos. "O que aconteceu foi um acidente de trabalho. Na hora o susto foi grande, mas agora já passou. Minha cabeça está só na competição", garantiu o esgrimista.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217072/visualizar/