Sema suspende projetos de engenheiros durante investigação de Operação Guilhotina
Eles foram suspensos do cadastro técnico estadual de prestadores de serviços e consultoria mbiental do órgão durante o decorrer das investigações. Na relação estão engenheiros de Sinop, Lucas do Rio Verde, entre outras cidades da região Norte. A portaria é assinada pelo secretário da Sema, Luiz Henrique Daldegan.
No final de semana, foram liberados os investigados que haviam sido presos desde a última terça-feira, quando iniciou a operação do Gaeco e promotoria do Meio Ambiente, executada pelas delegacias Fazendária e de Meio Ambiente da Polícia Civil de Mato Grosso. Quatro permanecem em Cuiabá.
A operação resultou na prisão de 40 pessoas, entre eles dois ex-chefes da Sema, Jakson Medeiros e Márcio Cavalcanti, que estão sendo investigados. Foram expedidos 75 mandados em 16 municípios mato-grossenses e um de São Paulo. Pelo esquema, projetos de manejo eram aprovados com intituito de esquentar madeira que estava no pátio e não de retirar madeira da floresta. As fraudes podem ter resultado na retirada de 83 mil metros cúbicos de madeira ilegal e movimentado cerca de R$ 58 milhões.
A Justiça Ambiental acatou pedido do Ministério Público e mandou 101 empresas madeireiras identificadas como participantes do esquema de fraude que resultou na retirada e comercialização ilegal de madeira.
Comentários