Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 10 de Julho de 2007 às 06:13

    Imprimir


O ministro de Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, cujo país ocupa neste semestre a presidência da UE, disse hoje que o bloco deve conseguir um acordo rápido para apresentar um "candidato forte" à direção do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Teixeira falou aos jornalistas antes da reunião do Ecofin (ministros de Finanças da UE), na qual os 27 países começarão a discutir as possibilidades de propor um candidato europeu para substituir Rodrigo de Rato.

"A UE deve ser capaz de oferecer um candidato forte, e por isso devemos começar a trabalhar imediatamente", disse o ministro português.

Até o momento, só o presidente francês, Nicolas Sarkozy, propôs publicamente um nome, o do ex-ministro socialista Dominique Strauss-Kahn.

Sarkozy disse ontem que Strauss-Kahn conta com o respaldo de Luxemburgo. Ele acrescrentou que já falou da candidatura com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

No entanto, o ministro holandês, Wouter Bos, ao chegar a Bruxelas para o encontro, disse que "a corrida ainda está aberta".

Bos opinou que o posto de diretor do FMI "deve ser para o melhor candidato" e confiou que a Europa seja capaz de apresentar um bom nome.

Tradicionalmente, por uma regra não escrita, a direção do Fundo é de um europeu, enquanto um americano ocupa a Presidência do Banco Mundial.

Para Bos, Strauss-Kahn é um candidato "muito capaz", mas tudo depende de outros países apresentarem candidaturas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217459/visualizar/