Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 10 de Julho de 2007 às 05:57

    Imprimir


Um ex-diretor da agência que supervisiona questões sanitárias na China, Zheng Xiaoyu, foi executado na manhã desta terça-feira (noite de segunda-feira, pelo horário de Brasília), segundo informações da agência de notícias estatal Xinhua.

Zheng, que comandava a Administração Estatal de Alimentos e Medicamentos (AEAM), havia sido condenado à morte em maio, por corrupção, por aceitar 6,5 milhões de yuans (R$ 1,6 milhão) em propinas em troca da aprovação de licenças a novos remédios.

Zheng chegou a apelar da sentença, alegando que era "muito severa" e que ele havia confessado seus crimes e cooperado com a polícia, mas o recurso foi rejeitado.

O alto funcionário do governo chinês, de 62 anos, foi demitido em 2005 depois de sete anos no cargo. Logo após sua demissão, o governo chinês anunciou uma revisão das licenças de cerca de 170 mil medicamentos concedidas durante sua gestão.

Zheng se transformou em um símbolo da recente crise envolvendo produtos chineses. O ex-secretário de Zheng, Cao Wenzhuang, também foi julgado por acusação de aceitar suborno.

Dezenas de pessoas já morreram na China vítimas de remédios falsificados ou de baixa qualidade.

Em 2005, 13 bebês morreram de desnutrição depois de terem sido alimentados com um leite em pó que não tinha valor nutricional.

Casos como esses provocaram pânico na população e fizeram com que o governo chinês anunciasse uma revisão urgente nos padrões da indústria alimentícia.

Entre outros escândalos recentes envolvendo produtos chineses está a morte de inúmeros animais de estimação nos Estados Unidos por causa de rações feitas com ingredientes chineses contaminados com químicos industriais.

No Panamá, pelos menos 50 pessoas morreram ao ingerir um xarope contra gripe contendo falsa glicerina importada da China.

Pasta de dente com dietilenoglicol, uma substância tóxica, usada na refrigeração de radiadores de carros, foi exportada para República Dominicana, Panamá e Estados Unidos.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217461/visualizar/