Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Julho de 2007 às 17:59

    Imprimir


Raul Castro, presidente cubano interino, anunciou nesta segunda-feira a designação da Comissão Eleitoral Nacional, primeira etapa do processo eleitoral no fim do qual se saberá se o irmão de Fidel permanece à frente do Estado. Um comunicado lido na televisão pública e assinado por Raul Castro determinava que o primeiro turno das eleições municipais deve ocorrer em 21 de outubro, seguido por um segundo turno no dia 28.

As datas das eleições para a designação de delegados nas 14 assembléias provinciais e na Assembléia Nacional do Poder Popular (ANPP, o parlamento) "serão fixadas em tempo hábil", acrescentou o comunicado. Dirigido pelo Partido Comunista (PCC, partido único), o sistema do dito "poder popular", em vigor desde 1976, prevê voto direto e secreto de cerca dos 15 mil delegados das 169 assembléias municipais do país, renovados a cada dois anos e meio.

Esta eleição é seguida pela escolha dos delegados das 14 Assembléias Provinciais do país e das dos 600 deputados da ANPP, renovados a cada cinco anos. A votação para a ANPP deve acontecer no início de abril de 2008.

A nova assembléia designará, em seguida, os 31 membros os Conselho de Estado (governo), que escolhem o chefe de Estado, posto ocupado há 48 anos por Fidel Castro. O próximo dia 31 de julho marca o primeiro aniversário da transferência do poder de Fidel Castro a seu irmão Raul, em princípio provisório, devido a um grave problema de saúde.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217539/visualizar/