Governo planeja construir 187 presídios novos
A ocupação de territórios dominados por criminosos, como ocorreu no Morro do Alemão, no Rio, é uma das prioridades do Programa Nacional de Segurança Pública. O programa prevê ainda a criação de um piso salarial para policiais militares, que deve ficar entre R$ 1.200 e R$ 1.700.
Os jovens e os menores infratores são o foco do programa que vai ser apresentado nesta tarde. O plano oferece cursos de alfabetização e possibilita a redução de pena para aquele que voltar a estudar enquanto estiver no sistema penitenciário.
Dados do Ministério da Justiça indicam que, a cada hora, sete jovens entre 18 e 29 anos começam a cumprir pena. Para evitar o convívio de jovens que tenham cometido crimes leves com presos mais perigosos, o governo pretende construir presídios e unidades especiais com separação de acordo a idade e com o delito praticado. Para as autoridades, essa medida aumenta a chance de recuperação e deve diminuir a reincidência dos jovens deliqüentes.
Está prevista a construção de 187 novos presídios e unidades especiais - 160 só para rapazes entre 18 e 24 anos. O restante é para moças da mesma faixa etária.
O programa vai ser implementado em 11 regiões metropolitanas do país onde os índices de criminalidade são maiores.
Comentários