Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 08 de Julho de 2007 às 16:06

    Imprimir


Ao todo, 34 candidaturas de 18 países concorrem ao Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais 2007, que será entregue na quarta-feira na cidade espanhola de Oviedo, a capital do Principado de Astúrias, no norte do país.

O economista alemão Klaus Schwab e a cientista italiana Rita Levi-Montalcini, fundadores do Fórum Econômico Mundial de Davos e do Instituto Mundial das Ciências, respectivamente, são dois dos candidatos ao prêmio.

Outros aspirantes são a historiadora marroquina Amina Aouchar; o diretor do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA) do Egito, o arqueólogo Zahi Hawas; e a escritora Nawal el-Saadawi, também egípcia, informaram fontes próximas ao júri.

Além deles, também disputam o prêmio o historiador Niall Ferguson e o cientista James Lovelock, ambos britânicos, e o filósofo alemão Peter Sloterdijk.

Os membros do júri ainda podem somar candidaturas às 34 já apresentadas, antes da deliberação. O prêmio é um dos oito internacionais que a Fundação Príncipe de Astúrias distribui anualmente e que, este ano, chega a sua 27ª edição.

As candidaturas procedem do Brasil, Alemanha, Bulgária, China, Equador, Egito, Estados Unidos, França, Gana, Índia, Itália, Marrocos, México, Noruega, Peru, Tunísia, Reino Unido e Espanha.

Nos dias 10 e 11 de julho, em Oviedo, serão realizadas as reuniões do júri.

O prêmio é concedido "à pessoa, ao grupo de pessoas ou à instituição cujo trabalho criador ou de pesquisa (...) em Antropologia, Direito, Economia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia e demais Ciências Sociais represente uma contribuição relevante ao desenvolvimento das mesmas, em prol da humanidade".

O Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais oferece � 50 mil (US$ 68 mil) ao vencedor, que recebe também uma estatueta criada e doada pelo artista espanhol Joan Miró, além de um diploma e uma insígnia de mérito.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217742/visualizar/