Indústria confirma previsão de crescimento mais acelerado
Enquanto a indústria em geral apresentou expansão de produção de 4,4% nos primeiros cinco meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o segmento de bens de capital registrou crescimento de 16,3%. Essa dado, somado à expressiva expansão das importações de máquinas e equipamentos, revela um avanço importante dos investimentos, principalmente do próprio setor industrial.
Esses investimentos tendem a assegurar melhorias de produtividade que devem assegurar maior oferta na economia brasileira, reduzindo os riscos de pressões inflacionárias decorrentes do aumento do consumo. Um dos fatores que têm sido avaliados com muito cuidado pelo Banco Central na implementação da política monetária.
Confirmada essa expectativa de expansão dos investimentos industriais e aumento da capacidade de produção da indústria brasileira o avanço do consumo não deve ser fator limitador do corte dos juros. Sendo que, nessa questão da oferta, ainda é preciso considerar o papel das importações de produtos manufaturados que, junto com a oferta de produtos nacionais, tem garantido o abastecimento do mercado doméstico, evitando pressões de preços.
Comentários