MST invade pela terceira vez usina no interior de SP
A área tem cerca de 216 hectares e é utilizada pela Usina Ester, que tem sede em Cosmópolis (SP). A Polícia Militar cercou o local e a usina informou ontem que entrou na Justiça com pedido de reintegração de posse.
De acordo com a direção do MST, as famílias que invadiram a área vieram de sete cidades da região de Americana. Os sem-terra armaram barracas e improvisaram uma cozinha.
Segundo a direção do MST, a área está sub judice porque a empresa possui dívidas com o governo estadual por causa de impostos não quitados. A usina nega.
A mesma área foi invadida em 2004 e no ano passado, mas os sem-terra desocuparam o local após decisão judicial de reintegração de posse favorável à Usina Ester. Nos dois casos, não foi preciso o uso da força policial.
A direção do MST na invasão informou que tentará uma reunião hoje com representantes do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para discutir a situação jurídica da área.
Comentários