Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 06 de Julho de 2007 às 19:03

    Imprimir


O lançamento da sonda "Dawn" para estudar dois asteróides foi adiado até a próxima semana devido a problemas técnicos e à ameaça de mau tempo na Flórida, informou hoje a Nasa.

Um comunicado da agência espacial afirmou que o lançamento da nave, previsto inicialmente para sábado, ocorrerá depois de segunda-feira.

Se for realizado na segunda-feira, o lançamento da nave "rumo aos asteróides Vesta e Ceres, dois dos maiores corpos do cinturão de asteróides que rodeia o Sistema Solar", ocorreria entre as 16h56 e 17h26 (em Brasília).

O comunicado ressaltou que o adiamento foi causado devido a dificuldades sofridas por um avião que deveria receber os sinais do foguete e por problemas na disponibilidade de um aparelho de rastreamento.

A Nasa disse que a previsão meteorológica na área de Cabo Canaveral pôs em risco a crítica operação para carregar o foguete de combustível, o que ocorreria hoje.

A sonda demorará quatro anos para chegar a seu destino e entrará na órbita de Vesta em 2011 e na de Ceres em 2015.

O cinturão tem cerca de 100 mil asteróides, que são os escombros que restaram após a formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos, segundo a Nasa.

A agência espacial, que em maio publicou fotografias dos asteróides captadas em abril por uma das câmeras do telescópio "Hubble", afirmou que "Dawn" será o primeiro veículo espacial a viajar em torno de um planeta anão.

A União Astronômica Internacional incluiu Ceres na categoria de planetas anões no ano passado.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218006/visualizar/