Professoras da Unemat têm projetos aprovados pelo CNPq
Com o título: “Literatura e Cultura nas relações África-Brasil”, a proposta submetida pela professora Vera Maquêa prevê a pesquisa das literaturas de Angola, Brasil e Moçambique, na perspectiva das relações políticas internacionais que marcam os estudos comparados de literatura e cultura. “O objetivo é contribuir para um redimensionamento das relações culturais e literárias entre países da América latina e da África”, explicou Vera. A equipe é integrada por Ana Lúcia Rabecchi e Marinei Almeida Lima.
Já o projeto “Vozes da Cidade” coordenado por Ana Maria Di Renzo e Olimpia Maluf Souza congrega seis pesquisadoras com o objetivo de abordar, sob o ponto de vista lingüístico com predomínio da análise do discurso, as diferentes questões percebidas na cidade. “Toda a produção irá contribuir para constituir um mestrado institucional na área de Linguagem”, explica Di Renzo.
A professora Ana Maria vai trabalhar com língua escrita e cidade, Olimpia com a questão da fronteira em Cáceres, Ana Luiza Artiaga com o meio ambiente e espaço urbano, Neuza Benedita da Silva Zattar vai abordar a utilização das calçadas, Vera Regina Martins e Silva analisará a subjetividade do deficiente mental e a cidade e, Gleide Amaral dos Santos, o emprego do gerundismo na escrita. O grupo está vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (Cepel)- órgão da Unemat destinado à produção e circulação do conhecimento sobre linguagem e suas inter-relações.
A previsão de execução dos projetos é de dois anos, a partir de agosto. O Edital MCT/CNPq 50/2006 selecionou cerca de 500 propostas com linhas de pesquisa em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e investimento de R$ 3 milhões.
Comentários