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Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 05 de Julho de 2007 às 20:56

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SÃO PAULO - No quarto dia de testes para descobrir se o trânsito de São Paulo pode sobreviver às férias de julho sem o rodízio de veículos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mudou o índice comparativo que divulga ao lado dos índices de lentidão medidos a cada meia hora. Antes, o trânsito era comparado ao de julho de 2006 e, desde ontem, o índice adotado é o de junho de 2007.

Em nota, a CET afirma que, “atendendo aos diversos pedidos recebidos, incluiremos, no quadro comparativo, as médias de lentidão relativas ao mês de junho de 2007.” Ainda segundo a empresa, “desse modo, a comparação de lentidões da CET levará em conta as condições normais de trânsito”.

No caso, “condições normais” representaria um mês sem férias. A comparação, porém, é ilógica, segundo especialistas da área. Para o consultor Flamínio Fichmann, é possível medir a evolução do trânsito no decorrer dos meses do ano, mas, para fazer uma comparação, a análise “implica avaliação em condições similares”.

Mesmo com a nova comparação, todos os picos da tarde de julho foram maiores que as médias de junho (veja quadro). A assessoria de imprensa da CET ainda não divulgou o balanço parcial do projeto piloto, que prevê a circulação liberada de veículos até o dia 13.

Fichmann, que foi contratado pelo então prefeito José Serra (PSDB) para estudar as ferramentas da CET para medir o trânsito, ressalta que “a questão é pensar no que o paulistano ganha mais: circular sem restrição, mas com mais congestionamento, ou não circular em julho e ter trânsito mais tranqüilo?” Os internautas, ontem, preferiram a restrição. Em enquete no site do JT, 58,5% dos 809 leitores participantes votaram contra a suspensão do rodízio nas férias de inverno.




Fonte: Estadão

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