Visita técnica mostra desempenho da cultivar de algodão mais plantada em MT
Quem a semeou pôde evidenciar as características marcantes da FMT 701: alto potencial produtivo, boa qualidade de fibra, resistência à virose e bacteriose, tolerância à ramulária, ramulose e aos nematóides (principais doenças do algodoeiro). “Os bons resultados colhidos tem apontado, é o que temos ouvido falar pelos próprios produtores, é de aumento da área na próxima safra da FMT 701 nas regiões em que ela foi plantada”, revela Paulo Hugo Aguiar, gestor do Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação MT.
Conforme o pesquisador a variedade tem desenvolvimento ágil da planta por causa da ótima absorção dos nutrientes do solo por parte da cultivar. “Estes e outros dados apresentaremos durante a visita técnica de cultivares de algodão. Os produtores verão os excelentes números da safra 2006/2007 plantados com a FMT 701”, afirma Aguiar.
Além de Mato Grosso, a FMT 701 foi plantada em outros estados vizinhos, como Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Maracaju, ambos no Mato Grosso do Sul; em Luziânia, Chapadão do Céu, situados em Goiás e em alguns estados do nordeste, como Bahia, Piauí e no Maranhão. De acordo com Aguiar a produtividade nestes lugares também foi muito boa, atendendo as expectativas dos cotonicultores.
Lançamento – Na visita técnica de cultivares de algodão que acontecerá no próximo sábado (07), a partir das 08h00, na Fazenda Girassol, haverá futuros lançamentos de duas novas cultivares: a FMT 502 e a FMT 703. Estas estarão disponíveis para os cotonicultores para a safra 2008/2009.
Comentários