Chá de alho para emagrecer é lenda
Os médicos alertam que não há substâncias que possam resultar em perda de peso. "Já ouvi falar maravilhas sobre o alho, inclusive que ele é utilizado em tratamentos contra o câncer, mas não para emagrecer", questiona a homeopata Márcia Telles.
"Existem esses modismos, mas não há nada na estrutura do alho que indique esta possibilidade", afirmou o médico ortomolecular Antônio Geraldo Câmara. O especialista estuda há anos as propriedades medicinais dos alimentos, particularmente, as do alho.
Devido à presença de uma substância chamada alicina, o alho tem capacidades antioxidante, antibiótica, antifúngica e antiviral. "Ele também estimula o sistema imunológico e vêm sendo usado como coadjuvante no tratamento da hipertensão", acrescenta Câmara.
No entanto, não é qualquer tipo de alho que possui tais propriedades. Somente as variações produzidas na Argentina e na China conseguem reunir substâncias ativas contra doenças. "A planta produz de acordo com o que ela recebe da natureza", explicou o médico. Segundo ele, o caso é comparável ao vinho tinto produzido no norte da Itália e no sul da França, que contêm altas concentrações de reverastrol, que previne doenças cardiovasculares.
A história mostra que o alho é usado há milênios como alimento funcional. Hipócrates descreveu o alimento como diurético e laxante. Já os médicos romanos Plínio e Galeno utilizavam o alho no tratamento de infecções, problemas digestivos e pressão alta. Baseado em estudos de Louis Pasteur, o alimento serviu como anti-séptico durante a I Guerra Mundial.
Comentários