Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Julho de 2007 às 08:53
Por: Nelson Grancisco

    Imprimir


Rondonópolis, MT – Ao menos 3,5 mil produtores de leite, que geram mais de 300 empregos diretos, querem aumentar a quantidade e qualidade do produto através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental da Região Sul (Cidesasul). A proposta foi discutida nesta quarta-feira (04.07) com Banco do Brasil, que irá implantar o Programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) da bacia leiteira na região Sul.

A região, que já conta com 12 indústrias de transformação do leite com o Selo de Inspeção Federal (SIF), resfria 80% do leite, condição essencial e exigência do mercado para consumo do produto. Entre as ações que serão desenvolvidas pelo DRS, explicou Rosângela Martins, gerente do programa, será feito um levantamento do número de beneficiários da cadeia do leite; diagnóstico das propriedades; orientação às empresas para obter acesso ao crédito, entre outras iniciativas. “Agora serão articuladas as ações nos Municípios com os gerentes do banco”, explicou o presidente do consórcio na região Sul, Rodrigo Stechow.

Durante a reunião, ocorrida em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), o secretário-adjunto de Projetos Estratégicos e coordenador do Programa MT Regional, Neurilan Fraga, convocou os prefeitos e secretários de agricultura dos Municípios a se engajarem para, juntos, desenvolver ações nas cadeias produtivas definidas para a região. “O que pode muar a realidade não são os grandes projetos. Tem acontecido grandes mudanças no Estado com pequenas atitudes, apoios e parcerias”, lembrou.

O secretário, que proferiu palestra sobre o Programa MT Regional, ressaltou a importância dos consórcios que para fomentar a economia na região e reduzir as desigualdades regionais. “É nosso compromisso estar nos Municípios fazendo essas pequenas mudanças, que é o nosso diferencial”, destacou.

Entusiasta do consórcio, o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (PR) destacou a parceria entre os gestores públicos para o desenvolvimento da região e a “sustentabilidade” das cidades. “O desenvolvimento tem que ser harmônico e em toda a região. Não adianta nada termos uma cidade-pólo e não termos o desenvolvimento regional em todos os sentidos: saúde, educação e serviços”, apontou Sachetti.

Como iniciativa das mudanças que estão ocorrendo em Rondonópolis na cadeia do leite, ele citou, por exemplo, que com o programa de melhoramento da pecuária implantado, a produção que antes era de 4 litros/dia por vaca saltou para mais de 10 litros, graças ao melhoramento genético, sanidade e alimentação dos animais.

Na região Sul, além do leite, os gestores públicos deste consórcio definiram que vão fomentar, com o apoio do Estado e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), as cadeias produtivas da seringueira, piscicultura, avicultura, hortigranjeiros, apicultura, floresta e agro-turismo.

Integram este consórcio os Municípios de Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218334/visualizar/