Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 04 de Julho de 2007 às 20:04
Por: MARIA NASCIMENTO

    Imprimir


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa realizou hoje (4) mais uma sessão ordinária e prossegue com debate em torno da elaboração da proposta final do Programa Estadual de Educação (PEE). A vice-presidente do Sintep-MT, professora Maria Aparecida Arruda Cortez, esteve presente para apresentar o tema "Qualidade na Aprendizagem com Promoção Profissional". Ela defendeu a continuidade da avaliação da educação pública, mas salientou que ela deve se dar de forma mais ampliada, uma vez que atualmente a avaliação recai fortemente sobre o professor. A avaliação deve ser constante das escolas, mas também dos comandos gestores da educação. Dos dois lados, desde o pai que traz o aluno à escola ao porteiro e a secretária, todos devem ser avaliados de forma contributiva. Tudo para contribuir ,não para punir”, disse.

Cida, como é conhecida a líder sindical, também defendeu a ampliação do conceito de educação e de participação da sociedade no processo de formulação de políticas públicas.

Para ela, é necessários fortalecer os conselhos de controle social, fóruns de debates, conferências e outros espaços de deliberação, acompanhamento, fiscalização e gestão das políticas públicas de educação. “É preciso essa participação da sociedade para que se tenha políticas públicas mais coerentes com as necessidades da sociedade e da escola”, concluiu.

Na próxima sexta-feira (6), os participantes do encontro debaterão a crise financeira da Unemat. Participam a Associação dos Docentes e Discentes (Adunemat); Secretaria de Ciência e Tecnologia -secretário Chico Daltro; Secretaria de Estado de Planejamento - secretário Yênes Magalhães; Secretaria Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais- secretária Flávia Maria Nogueira.

Na segunda-feira (9), acontece nova reunião extraordinária da Comissão. Nesta data, às 9h30 a senadora petista Serys Marli apresenta “idéias e propostas para a educação mato-grossense”. Serys por é professora por formação e ex-secretária de estado de educação.

A mensagem de governo para o Plano Estadual de Educação (PEE) chegou ao parlamento em dezembro de 2006 e havia sido debatida. Com a posse dos novos deputados e a renovação de 50% dos parlamentares, a Comissão de educação, decidiu ampliar o debate para que os novos possam votar de forma consciente.

De acordo com Humberto Bosaipo que preside os trabalhos, a mensagem com as sugestões apresentadas pela sociedade deve ser aprovada até o final do mês de outubro. “Estamos ouvindo todos os convidados, vamos fazer um relatório final e acredito que até final de outubro estaremos concluindo a votação do Plano”, concluiu. Além de Bosaipo participaram da reunião hoje, os deputados José Riva, Walter Rabello e Júnior Chaveiro.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218373/visualizar/