Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Julho de 2007 às 17:53
Por: André Xavier

    Imprimir


A política estadual de incentivos fiscais somada à infra-estrutura básica da região Médio-Norte de Mato Grosso são os principais fatores para a atração de investimentos, afirmou hoje (04) o governador Blairo Maggi, durante a inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) “Canoa Quebrada”, em Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá).

Além da PCH “Canoa Quebrada”, o governador deu como exemplo de investimentos outros novos empreendimentos visitados por ele pela manhã: a Fiagril, indústria que produzirá biodiesel, as obras das incubadeiras de aves e suínos da unidade agroindustrial da Sadia, e a indústria Dânica, que fabrica placas termoisolantes.

“São investimentos que estamos atraindo com nossa política de incentivos fiscais, somada à infra-estrutura básica, às potencialidades da região, ao clima favorável e a outros fatores que tornam atraentes esses empreendimentos. Em quatro anos, foram mais de 150 empresas que vieram para Mato Grosso e o que nós queremos é o que está acontecendo aqui em Lucas. Buscar investimentos que sejam transformadores do perfil econômico de cada região, de cada cidade e que, além de gerarem lucros, gerem renda também”, afirmou o governador.

Durante a cerimônia de inauguração da PCH, o governador enfatizou a importância de essas empresas assumirem também a sua responsabilidade social e contribuírem para o desenvolvimento das comunidades onde estão instaladas. “Todos esses investimentos são excelentes, mas espero que essas empresas e a Atiaia Energia também se envolvam com a comunidade e participem e façam valer o “S” do BNDES, que é o social, a promoção do bem-estar, já que é o banco que financiou o projeto”, assinalou.

O diretor da empresa, Luis Otávio Koblitz, destacou o apoio do governo do Estado para a concretização do empreendimento. As PCHs Canoa Quebrada e Garganta da Jararaca são empreendimentos da Atiaia Energia S/A, controlada pelo Grupo Cornélio Brennand e pela Koblitz S/A. Elas receberam um investimento total de R$ 265 milhões, sendo 75% financiados pelo BNDES.

A unidade de Canoa Quebrada faz parte do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA), do Governo Federal, que prevê acrescer 3.300 MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN) através de energia eólica, de biomassa e de PCHs.

Ambas as PCHs operam com sistemas a fio de água, que mantém a vazão natural do rio. Para permitir a manutenção da migração dos peixes no rio Verde, a unidade de Canoa Quebrada foi dotada de um Sistema de Transposição de Peixes (STP) – conhecido como “escada de peixes”. Essa é a primeira PCH a adotar este sistema na região Centro Oeste e a segunda no Brasil.

As duas centrais somadas têm capacidade instalada de 57,3 MW, suficiente para abastecer uma cidade com população de 200 mil habitantes. Além de aumentar a oferta de energia elétrica, as PCHs conferem maior estabilidade e segurança no abastecimento das respectivas regiões.

Os prefeitos, Marino Franz (Lucas do Rio Verde) e Dilceu Rossato (Sorriso) agradeceram o empenho do governo e a iniciativa dos empresários. “Mais importante que só gerar energia e trazer o desenvolvimento econômico para a região, eles são exemplos de valorização e respeito ao meio ambiente e, com isso, trazem um novo conceito de empreendedor”, observou Marino Franz.

Ciretran

Em Lucas do Rio Verde, o governador Blairo Maggi e o prefeito de Lucas do Rio Verde assinaram um termo de compromisso entre o Governo do Estado e o município, que doará um terreno para que o governo do Estado construa a sede da Ciretran de Lucas do Rio Verde.

Depois do evento, o governador seguiu para o município de Nova Maringá (400 km a Médio Norte de Cuiabá) , onde inauguraria a PCH “Garganta da Jararaca”, situada na divisa de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá).

Participaram também da cerimônia os secretários estaduais de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan; de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato; de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf; de Desenvolvimento da Agricultura, Neldo Egon, de Educação, Ságuas Moraes, de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, deputados estaduais, vereadores e outras autoridades.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218397/visualizar/