IPM de São José do R.Claro aumenta 22,31%
Este índice é baseado na arrecadação do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, e entrará em vigor no exercício de 2008. São José do Rio Claro teve um aumento de 22,31%, passando dos antigos 0,565 para 0,691, o que representa cerca de R$ 100 mil a mais nos cofres públicos por mês.
Vital aos municípios, o IPM segue uma lógica simples: quanto maior a arrecadação das cidades, maior o repasse do Estado. Não por outro motivo o setor de tributos da prefeitura de São José tem procurado se aprofundar sobre o tema através de aperfeiçoamentos. No último mês parte da equipe fez um curso de Habilitação em Produtos Fazendários com ênfase em IPM, em Cuiabá.
Muito ligado também à questão da conscientização da população sobre a importância da arrecadação do ICMS, este departamento também vem desempenhando um trabalho muito rigoroso na questão da fiscalização.
“Um dos procedimentos que realizamos aqui é a verificação on line do GIAe, que é o Guia de Informação e Apuração eletrônico do ICMS. Através disto conseguimos saber se o comércio e a agroindústria de São José do Rio Claro estão informando corretamente tudo àquilo que estão comercializando”, informou Ricardo Vieira Caetano, do setor, em recente entrevista.
O prefeito Massao Paulo Watanabe, ao saber do novo índice do município, parabenizou a equipe e atribuiu a eles o mérito da cidade poder contar, a partir do próximo ano, com mais este recurso financeiro, que será utilizado no desenvolvimento da cidade.
“Esse resultado positivo é fruto dos trabalhos realizados pela equipe do Departamento de Tributos. Temos que ressaltar a importância que o prefeito Massao tem dado a capacitação desses servidores para que fosse possível atingir esse resultado”, ressaltou Ângela Maria Alcanforado, secretária de finanças do município.
Comentários