Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Julho de 2007 às 06:18

    Imprimir


O Ministério das Finanças da Autoridade Nacional Palestina (ANP) começou a pagar hoje os salários de cerca de 160 mil funcionários públicos na Cisjordânia e Gaza, informaram fontes bancárias palestinas.

Os trâmites para o pagamento dos salários começaram na noite de ontem. A partir desta manhã, os funcionários podem ir aos caixas automáticos de agências bancárias na Cisjordânia e Gaza para sacar seu dinheiro.

As fontes, no entanto, disseram que hoje só poderão receber seus pagamentos os funcionários que não pertençam a nenhum órgão de segurança da ANP. Os procedimentos para pagar os salários do setor deverão ser concluídos nos próximos dias.

O primeiro-ministro do Governo de emergência palestino, Salam Fayyad, disse que os salários serão pagos com os cerca de US$ 120 milhões que Israel transferiu à ANP na semana passada. O Governo israelense retém cerca de US$ 700 milhões em conceito de taxas alfandegárias desde a chegada do Hamas ao poder, há um ano.

As famílias de presos palestinos também receberão seus salários, que não foram pagos nos últimos três meses.



Fontes palestinas próximas ao primeiro-ministro Fayyad informaram há dois dias que os empregados públicos membros do Hamas, assim como os de outras facções, entre elas o Fatah, que decidiram retornar a seus postos de trabalho na Faixa de Gaza após a tomada de poder do grupo islâmico serão excluídos do pagamento.

As fontes disseram que outros 18 mil funcionários que foram contratados pelo deposto Governo do Hamas de forma ilegal também não receberão seus salários. Entre eles estão os membros da "Força Executiva" criada pelo movimento islâmico, que reúne 3.500 homens, além de funcionários de ministérios, sedes oficiais, do Parlamento e escritórios governamentais.

Segundo observadores palestinos, a decisão é uma forma de punir o Hamas pela tomada de controle das sedes institucionais e dos órgãos de segurança na Faixa de Gaza, há três semanas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218529/visualizar/