Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Julho de 2007 às 05:24

    Imprimir


O novo Fiat 500, versão revisada do automóvel que marcou a vida de uma geração de italianos, será lançado hoje em Turim, recuperando em seu projeto um sabor de nostalgia, mas com tecnologia de ponta.

Em 4 de julho de 1957, o fabricante apresentou o Fiat 500. Hoje, exatamente 50 anos depois, lança a sua nova versão, com atos em toda Itália, durante dois dias. O centro da festa será Turim, onde o grupo tem seu quartel-general.

O lançamento do novo 500 será às 17h (de Brasília), na praça Vittorio, de Turim, com o rio Pó ao fundo e 7 mil convidados de 63 países. O espetáculo será dirigido por Marco Balichi, criador da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006.

O velho 500 foi um símbolo do desenvolvimento e está no imaginário das famílias italianas.

A Fiat fez da chegada do novo 500 um espetáculo para a mídia e incluiu uma estratégia para a internet. Pelo site www.fiat500.com, será possível assistir à festa da apresentação.

Além disso, o futuro comprador ou o simples curioso podem desenhar no site um Fiat 500 ao seu gosto, criando o carro urbano de seus sonhos. As opções vão do nostálgico ao ultramoderno, do branco mais tradicional ao rosa-choque, com espaço para GPS e MP3.

"Foi o único carro do meu pai, o carro da minha infância. Cresci no 500. Não sei como conseguíamos entrar todos, era tão minúsculo", lembra o administrador delegado do grupo Fiat, Sergio Marchionne. E suas recordações não diferem dos de muitas crianças italianas da época.

Marchione disse esta semana aos jornalistas que o novo modelo da Fiat "marca o início de uma nova era". Ele acrescentou que está planejando o lançamento comercial em toda a Europa, para não chegar ao mercado sem a capacidade produtiva necessária.

O novo modelo é construído em Tychy, na Polônia. A fábrica produzirá 120 mil unidades por ano. Antes da apresentação, a Fiat contabiliza 25 mil encomendas. A empresa ainda não informou oficialmente o preço, mas a imprensa calcula que fique entre � 10 mil e 11 mil, na versão básica.

A previsão é de que o novo 500 seja um sucesso de vendas desde seu início. Uma história muito diferente da que marcou os primeiros passos do velho "Cinquecento".

O jornal "La Repubblica", lembra que a primeira versão do 500 "foi qualquer coisa menos um sucesso". Espartano, com dois lugares, um porta-malas para 70 quilos, vidros fixos e sem aquecimento, custava 465 mil liras. O valor era a metade de um salário médio italiano.

Mas bastaram algumas correções de preço, novas comodidades, espaço e acessórios para que o 500 marcar a Itália da década de 60.

O novo 500 mantém as linhas arredondadas de seu ilustre antecessor. Mas será um pouco maior, com 3,54 metros de comprimento, contra 2,97 do original.

O motor, que antes ficava na traseira, passou para a frente. Dos 479 cc originais, com 13 cv de potência, evoluiu para três versões, de 75 a 100 cv. Além disso, vem com sete "airbags".

A festa de lançamento vai ocupar 30 praças das principais cidades da Itália, entre elas a Piazza del Popolo, em Roma, o Duomo, em Milão, e o Politeama, em Palermo (ilha da Sicília), com espetáculos, jogos e música.

O lançamento do novo 500 tem além disso seu lado humanitário. A Fiat apoiará um projeto da fundação Árvore da Vida em favor dos bebês prematuros.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218540/visualizar/