Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 03 de Julho de 2007 às 10:54

    Imprimir


Com um plantel de quase 14 milhões de aves e capacidade para abater 1,13 milhão de cabeças por dia até o final de 2007, Mato Grosso se prepara para se tornar o maior produtor brasileiro nos próximos 10 anos. Os números sobre capacidade de produção, núcleos de reprodução de aves e abate de frangos pelos frigoríficos não deixam dúvidas quanto à previsão. As estatísticas apontam a existência de 55 municípios com avicultura industrial integrada no Estado, totalizando 1,12 mil estabelecimentos com capacidade para 22,55 milhões de aves. Mato Grosso conta ainda com 80 estabelecimentos desenvolvendo a avicultura industrial independente, totalizando um plantel de 4 milhões de aves em cerca de 40 municípios mato-grossenses. A avicultura de subsistência é desenvolvida em 142 municípios, com um total de 60 mil estabelecimentos e plantel de 4,2 milhões de aves.

Mesmo sendo uma atividade nova, a produção de frangos está se expandindo rapidamente no Estado e já conta com aproximadamente 300 produtores. Este ano, a estimativa de produção é de 60 milhões de cabeças, sendo que 30% deste total serão destinados à exportação. Para o setor isso significa um crescimento de 96,16% em relação a 2006, quando a capacidade instalada de produção era de 30,73 milhões de aves.

Para 2009, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) estima que a capacidade de produção das maiores granjas do Estado - Sadia, Perdigão, Anhambi e Globoaves – saltará para 84,49 milhões de frangos, com incremento de 40,14% em relação aos números previstos para 2007. Índice bem superior ao previsto para outros estados que já estão há mais tempo nesta atividade, como Paraná e São Paulo que devem alcançar um crescimento de 10%.

O consultor de Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), Luiz Carlos Meister, aponta Mato Grosso como um dos maiores produtores mundiais de aves de corte, num futuro próximo. “Mato Grosso ainda dá os primeiros passos neste setor. Porém, é o Estado com o maior potencial de expansão considerando aspectos importantes: é o maior produtor de soja e caminha para ser também o maior produtor de milho do Brasil, produtos que podem ser transformados em alimento para aves, aumentando o valor agregado e assim alavancando outros setores da economia. Esta atividade certamente vai ajudar a viabilizar o Estado economicamente, promovendo a geração de empregos e iniciando uma nova fase na comercialização para os mercados nacional e internacional”, frisa Meister.

Brasil

Terceiro maior produtor e líder mundial nas exportações de carne de frango, o Brasil produziu cerca de 10 milhões de toneladas em 2006. Deste total, aproximadamente 3 milhões de toneladas destinaram-se ao mercado externo gerando a uma receita cambial de US$ 2,6 bilhões. A estimativa de produção para 2007 é de 10,8 milhões de toneladas, com previsão de exportar 3,25 milhões de toneladas (incremento de 8% sobre a produção do ano passado). É o segundo produto nas exportações do agronegócio e o sexto na pauta de exportações do país.

Consumo

O Brasil apresenta um dos maiores índices de consumo médio de frango por habitante que passou de 12,7 kg para 33,9 kg entre 1989 e 2004 e deve atingir 35,8 kg/habitante em 2007, ficando atrás dos Estados Unidos e quase empatado com a Arábia Saudita.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218671/visualizar/