Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Abril de 2013 às 16:27
Por: Alexia Schumacher

    Imprimir


O médico Jose Gomes PHD em Urologia e especialista em grandes cirurgias no Hospital e Maternidade Santa Angela de Tangará da Serra esteve na manhã de sexta-feira no Programa O Povo No Rádio para esclarecer dúvidas da população sobre as doenças no âmbito urológico e informar que o Hospital Santa Angela tem um Centro Especializado no tratamento dessas doenças.


 
 
Conforme o médico a Urologia no meio leigo é considerada como uma especialidade apenas para homens, mas na verdade não é nada disso. Quatro grandes campos são abordados na urologia. As doenças tumorais dos rins, bexiga, testículos, do pênis e tumores prostáticos. A Urologia destinada aos estudos da litíase como as pedras da bexiga e rins. As disfunções sexuais que o homem precisa cuidar de modo veemente e em quarto plano considera-se o planejamento familiar no controle através da vasectomia.

 
 
 
UROLOGIA – MULHERES –

 
 
 
 A Cistite é uma patologia tratada nos dias de hoje tanto pelo ginecologista, quanto pelo urologista. Os tumores não são exclusividade apenas dos homens, as mulheres também têm cálculos renais, pedras nos rins e precisam procurar um especialista.



 
 
Ainda segundo o especialista as mulheres que fumam, com mais de 35 anos têm mais tumor de bexiga que a população feminina que não fuma. Acredita-se que há uma relação direta entre a produção hormonal feminina, que aos 35 e 40 anos começam a sofrer reversão e a presença de tumores. Por isso elas devem estar sempre atentas quando presenciarem qualquer episódio de sangramento urinário, principalmente se elas fumam.

 
 
 
“É interesse do Hospital Santa Ângela tornar-se um grande pólo nas doenças de alta complexidade e urológico também. Evitando assim que os munícipes se desloquem para centros maiores em busca de novas tecnologias hospitalares. Tangará é jovem, mas dispõe de uma rede hospitalar de qualidade em termos médicos, como: o Centro de Radiodiagnostico Doyon, laboratório de Patologias, Unimed enfim um prato cheio para quem quer levar o melhor tratamento ao pacientes”, afirma.

 
 
 
UROLOGIA PRÓSTATA –



 
 
De acordo com o médico Jose Gomes os tumores de próstatas não são contemplados com prevenção. Quem tem uma deleção cromossomial vai ter um câncer de próstata. O que se pode fazer é diagnosticar precocemente com possibilidade de cura de 90 a 95%.

 
 
 
“Existe um “desserviço” por parte da Sociedade Brasileira de Urologia, quando faz campanha televisiva especialmente no mês de outubro com artista dizendo que o toque retal é algo indispensável no diagnostico nas doenças da próstata. Isso não é verdade o toque retal não é indispensável na descoberta da próstata, por um motivo muito simples. Quando se faz um toque retal você só consegue examinar dois terços da próstata. Em um exame em que 33% da doença não são examinados com precisão, esse exame não é indispensável. O que é senso comum no mundo inteiro é acompanhar as alterações prostáticas pela avaliação do PSA produzido exclusivamente pela próstata. Caso haja alteração isso quer dizer que há algo estranho no PSA individual do paciente superior a 30% deve ser visto com cuidado pelo Urologista e precisa ser diagnosticada. É importante que o homem após os 45 anos independente de ter doença prostática em sua família procure um Urologista, para um exame de sangue, no caso o PSA”, explica.

 
 
 
EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO

 
 
 
Para finalizar a entrevista o médico fez uma análise dos anos 70,80 em que os tumores de testículos eram responsáveis quando diagnosticados, por 100% de mortes. O tumor de testículo interessa aos jovens entre 15 e 35 anos, pois atinge o homem em sua plenitude de produção.

 
 
 
“Com o advento da quimioterapia entre os de 95/97 baseada no cisplatino esses tumores passaram a ser tratados e curados entre 90 e 95 % dos casos. Hoje apenas o pacientes com tumores agressivos o que representa 2% podem ter problemas após cinco anos de tratamento, mas de modo geral se tratados em sua faze inicial estarão curados cinco anos depois de iniciado o tratamento”, fala.

 
 
 
O Hospital e Maternidade Santa Angela conta com pronto atendimento 24 horas. Centro cirúrgico, com equipamentos de ultima geração, como intensificador de imagem que mostra em tempo real o que acontece dentro do corpo no momento da cirurgia e UTIs Neo Natal e Adulto.

 
 
 
 Fazem parte da médica do Hospital o Pediatra – Drº Mauricio Martins, o Urologista médico Pós Doutorado Drº Jose Gomes, Cardiologista Drª Simone Tenroller e ortopedista geral e cirurgia da mão – Dr. Francismar.

 
 
 
O Hospital Santa Angela está localizado na Rua Julio Martinez Benevides 68 – E - Centro – Tangará da Serra, nos fundos do Correios da Avenida Brasil- telefone – 3326-1900





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21869/visualizar/