Carlos Slim passa Bill Gates como homem mais rico do mundo
Um aumento de 27 por cento de março a junho no preço da ação da América Móvil, maior operadora de telefonia celular da América Latina, controlada por Slim e que no Brasil é dona da Claro, deixou o magnata latino-americano quase 8,6 bilhões de dólares mais rico que Gates, disse Eduardo García na Sentido Común, publicação criada por ele.
García estimou que Gates tenha um patrimônio de 59,2 bilhões de dólares.
A revista Forbes informou em abril que Slim havia superado o investidor bilionário Warren Buffett e chegou ao segundo lugar na lista, com Gates ainda liderando.
O México tem um amplo contraste social entre ricos e pobres, com uma pequena elite controlando as riquezas e cerca de metade da população vivendo com menos de cinco dólares por dia.
A Forbes elevou Slim no ranking por causa de ganhos com suas companhias Carso e Telmex, enquanto as ações da Berkshire Hathaway, de Buffett, caíram no mesmo período.
Há três meses, a Sentido Comum já havia classificado Slim como mais rico que Gates, mas apenas por uma pequena margem.
Agora, García afirma que não há dúvidas de que a fortuna do mexicano é maior em valores atuais das ações.
"Quando coloquei Slim à frente há três meses, a Forbes o colocou em segundo poucos dias depois", disse García, que também é editor-chefe da publicação, à Reuters.
"Vamos ver se o mesmo acontece novamente."
Slim afirmou em uma entrevista à Reuters este ano que não tinha o hábito de calcular sua fortuna regularmente.
Ele e seu porta-voz não estavam imediatamente disponível para comentários.
A Sentido Común informou que Slim e sua família possuem uma fortuna equivalente a 8 por cento do Produto Interno Bruto do México.
Comentários