Seduc capacita professores para atender alunos superdotados
O curso é ministrado pela doutora em Educação, Nara Joyce Wellausen Vieira, do Rio Grande do Sul, com ampla experiência em processo de exclusão e participação em Educação Especial. “Não é simplesmente que aprendamos pouco, nem que se ensine mal. É que os cenários de aprendizagem e instrução muitas vezes não foram pensados levando em conta as características dos aprendizes e de seus mestres”, enfatizou a professora.
Durante a abertura do evento, a superintendente de Educação Básica da Seduc, Aide Fátima de Campos, representando o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, falou sobre a importância da identificação precoce das altas habilidades na escola. “A educação é constantemente chamada a responder às diferentes demandas da sociedade. Para que isso aconteça, torna-se imprescindível repensar o poder da educação e suas potencialidades no sentido de desenvolver um contexto escolar crítico e solidário. Quando mais cedo é identificado esse potencial na criança, mais cedo ela pode ser atendida e inclusa na sociedade”, afirmou.
“Queremos capacitar esses profissionais para que eles subsidiem na concepção, identificação e atendimento os alunos com altas habilidades/superdotação. Temos que ter uma escola preparada para receber essa clientela. Trabalhamos para cumprir a proposta do governo que consiste em uma proposta de escola inclusiva, reflexiva e crítica”, ressaltou a gerente de Educação Especial, Nágila Edilamar Vieira Zambonatto.
O curso terá duração de 80 horas, período em que serão abordados os aspectos conceituais e as alternativas educacionais oferecidas aos sujeitos com altas habilidades/superdotação em diferentes contextos de escolarização, enfocando o processo de identificação e as propostas educacionais nas diferentes modalidades.
Comentários