Aéreas serão investigadas por vôos atrasados
No sábado (30), o percentual de vôos com mais de uma hora de atrasos chegou a 45,2%. No domingo (1º), até as 19h30, 36% dos vôos tiveram atrasos.
Nesta segunda-feira, a situação começou a se normalizar, mas ainda há registro de problemas. Até as 10h, dos 623 vôos previstos nos 13 principais aeroportos brasileiros, 126 tiveram atrasos de mais de uma hora, segundo balanço divulgado pela Infraero, a estatal que administra os terminais aéreos. O número equivale a 20,2% do total. Quarenta e seis decolagens foram canceladas (7,3%).
Os terminais que tiveram maiores percentuais de atrasos foram os do Recife (PE) e de Fortaleza (CE). Na Capital de Pernambuco, oito dos 24 vôos marcados até as 10h atrasaram mais de uma hora (33,3% do total). No terminal cearense, oito das 25 partidas ocorreram fora do horário programado (30,7%).
O terminal que registrou maior índice de cancelamentos foi o de Curitiba (PR). Das 22 decolagens programadas, quatro foram canceladas (18,1%).
A assessoria de Infraero informa que os atrasos são conseqüência dos transtornos do fim de semana. Muitos vôos tiveram que ser remarcados para o início desta semana.
Previsão
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, também foi prejudicado pela crise aérea. Ele tinha uma viagem marcada de Brasília para o Rio às 7h desta segunda, mas o avião só decolou às 9h59.
Apesar do transtorno, ele disse que as operações estão ocorrendo normalmente nos principais aeroportos do país e a situação deve se normalizar até as 14h.
Comentários