Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 02 de Julho de 2007 às 06:14

    Imprimir


A polícia britânica busca mais um suspeito relacionado aos três atentados frustrados de Londres e Glasgow (Escócia), depois que a imprensa inglesa informou que das cinco pessoas presas nas últimas horas sob suspeita de ligação com os planos terroristas duas são médicos.

Para a imprensa - que se baseia em fontes policiais -, a célula que está por trás dos atentados frustrados ainda não foi completamente desmantelada.

De acordo com o jornal The Guardian, a célula contaria com oito pessoas, o que significaria que três prosseguem em paradeiro desconhecido.

A polícia já prendeu cinco pessoas: dois homens foram detidos sábado no aeroporto de Glasgow, depois que jogaram um carro contra o principal terminal da localidade; um homem de 26 anos e uma mulher de 27 na madrugada de domingo em uma auto-estrada de Cheshire (noroeste); um homem no domingo em Liverpool.

O homem preso no sábado em Chesire ao que parece é um médico que reside em Newcastle-under-Lyme (Staffordshire, noroeste) e trabalha no North Staffordshire Hospital na cidade vizinha de Stoke-on-Trent, segundo a imprensa.

De acordo com o jornal Daily Telegraph, este médico seria de origem libanesa, enquanto o Sun menciona um iraniano e o Daily Mail o apresenta como um jordaniano.

A BBC destacou que todas pessoas presas são originárias do Oriente Médio, o que contraria depoimentos de testemunhas da tentativa de ataque no aeroporto de Glasgow que falaram de homens com aparência indo-paquistanesa.

A polícia se negou a confirmar as informações. A ministra britânica do Interior, Jacqui Smith, qualificou nesta segunda-feira de especulações as informações de que nenhum dos presos seria britânico, em uma entrevista à rede de televisão Sky News.

No domingo, o primeiro-ministro Gordon Brown mencionou a rede terrorista Al-Qaeda sem querer associá-la, no entanto, diretamente aos atentados frustrados.

Segundo os jornais The Times e The Guardian, um dos dos autores do atentado de Glasgow também é um médico que trabalha para o Royal Alexandria Hospital de Paisley, nas proximidades da cidade escocesa.

O Daily Telegraph afirma que os dois também seria responsáveis pelas tentativas frustradas de atentado em na sexta-feira, quando dois carros repletos de material explosivo foram descobertos e neutralizados no centro da capital britânica.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218947/visualizar/