Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 02 de Julho de 2007 às 05:42

    Imprimir


Um grupo de presos do Hamas presos em Israel se reuniu com um representante do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, para falar de uma troca pelo soldado Gilad Shalit, informa hoje o jornal Ha'aretz, de Israel.

O coordenador israelense para prisioneiros de guerra e soldados desaparecidos em combate, Ofer Dekel, se reuniu no fim de semana com líderes islâmicos palestinos na prisão de Hadarim.

Lá cumprem pena os dirigentes mais importantes dos mais de 10 mil presos palestinos em Israel. Entre eles está Yihye Sanwar, um dos fundadores dos Batalhões Al-Quds (braço armado do Hamas), cujo irmão Mohammed é um dos que mantêm Shalit em cativeiro.

O soldado foi capturado por três grupos armados palestinos em junho de 2006, e os seqüestradores exigem trocá-lo por presos palestinos, em uma negociação mediada pelo Egito.

Na sexta-feira, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, disse em entrevista à televisão israelense que no princípio de junho as partes chegaram a um acordo na maioria das cláusulas, mas que acabou estagnado pelo levante do Hamas na Faixa de Gaza.

Assim que a situação se estabilizar, os mediadores retomarão os trabalhos, assegurou.

Pelo estipulado até agora, Israel deverá soltar cerca de 450 presos, mas a lista de nomes facilitada pelo Hamas não satisfaz.

O Ha'aretz diz que o encontro de Dekel na prisão israelense é o segundo nas últimas duas semanas, o que significa que Israel está negociando diretamente a lista de nomes com os líderes dos presos para acelerar as negociações.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218951/visualizar/