Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 01 de Julho de 2007 às 18:54
Por: Peter Graff

    Imprimir


A polícia britânica prendeu uma quinta pessoa neste domingo, depois que um jipe carregado de combustível foi jogado dentro do aeroporto de maior movimento da Escócia, em um ataque terrorista que, segundo a polícia, tem ligações com dois carros-bomba encontrados em Londres antes de explodirem.

O método, o momento dos ataques e os alvos sugerem uma campanha ligada à posse do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, na semana passada, segundo fontes de segurança. O próprio Brown disse que, para ele, existe uma ligação direta entre os ataques e radicais islâmicos.

"Está claro que estamos lidando, em termos gerais, com pessoas associadas à al Qaeda," disse em uma entrevista à televisão o primeiro-ministro, que assumiu o cargo apenas na quarta-feira.

Uma fonte da polícia disse que há motivos para crer que os presos não são cidadãos britânicos, mas que as verificações de identidade ainda não terminaram.

Entre os detidos estão um homem de 26 anos e uma mulher de 27, pegos em uma grande rodovia do norte da Inglaterra na noite de sábado, e outro homem, de 26 anos, detido no domingo em Liverpool, 355 km ao sul de Glasgow.

Outros dois homens, que, segundo testemunhas, são asiáticos, foram detidos no sábado imediatamente depois de terem arremetido o jipe Cherokee contra o aeroporto de Glasgow e incendiado o veículo.

A maior parte da população asiática da Grã-Bretanha vem da Índia, Paquistão e Bangladesh.

As autoridades retiraram todas as pessoas de um terminal do aeroporto de Heathrow, em Londres, neste domingo, para investigar uma bagagem suspeita, mas posteriormente declararam que a área era segura. A polícia também realizou uma explosão controlada de um carro suspeito que estava estacionado em um hospital perto de Glasgow.

O carro estava perto do hospital onde um dos dois atacantes do aeroporto de Glasgow recebia tratamento por queimaduras graves e, segundo a polícia, acredita-se que o veículo estava ligado ao ataque, mas que não continha explosivos.

A fonte policial disse que há muitas pistas que ainda estão sendo seguidas e não quis afirmar quantos suspeitos continuam soltos.

Depois de uma série de ameaças, a Grã-Bretanha elevou o nível de segurança nacional para "crítico," o que quer dizer que o risco de novos ataques é considerado iminente, e aumentou a segurança dos aeroportos.

"Estamos lidando com uma ameaça de longo prazo. Ela não vai desaparecer nas próximas semanas ou meses," disse Brown.

Na periferia de Glasgow, maior cidade da Escócia, policiais davam buscas em casas próximas ao aeroporto. Segundo vizinhos, dois homens asiáticos tinham se mudado para uma casa do local há um mês, e não conversaram com ninguém.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218980/visualizar/