Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 30 de Junho de 2007 às 17:15

    Imprimir


O Ministério do Interior britânico elevou neste sábado o nível de segurança de "severo" para "crítico" em todo o Reino Unido em resposta aos últimos incidentes terroristas.

O nível "crítico", o mais alto da escala de segurança, significa a iminência de um possível ataque terrorista.

O ministério adotou esta medida após uma reunião do comitê Cobra, formado pelos principais ministros e pelos serviços secretos para enfrentar emergências nacionais, presidida pelo novo primeiro-ministro, Gordon Brown.

Incidente em Glasgow

Um Jeep Cherokee em chamas se chocou hoje contra um terminal do aeroporto de Glasgow, sul da Escócia, informou a polícia. O aeroporto foi esvaziado e todos vôos suspensos.

"A polícia foi chamada às 15h15 locais (11h15 de Brasília) ao aeroporto de Glasgow. Um carro invadiu o terminal. Estava em chamas", disse à agência France Presse uma porta-voz da polícia de Strathclyde.

Reprodução: CNN

Carro em chamas atinge terminal do aeroporto de Glasgow, na região sul da Escócia

Segundo o porta-voz, ainda é muito cedo para qualificar o incidente de atentado terrorista. A fonte também não soube informar se há vítimas. O site oficial do aeroporto pede para que ninguém se dirija ao local.

Testemunhas explicaram que dois homens de origem asiática estavam a bordo. A polícia confirmou que dois homens foram detidos após o incidente.

Um deles, com as roupas em chamas, teria deixado o veículo antes de ser imobilizado pelos passageiros do aeroporto. O incêndio foi controlado com a ajuda de um extintor.

"Quando fui ao terminal principal, um carro havia se chocado contra o edifício. Neste momento, estava em chamas e o pânico estava espalhado", explicou o passageiro James Edgar. "A polícia e os serviços de segurança lutavam com um homem de origem asiática. Depois, o levaram", acrescentou.

Na manhã deste sábado, um alarme falso de bomba foi registrado no aeroporto da ilha de Ibiza, no arquipélago turístico das Baleares. Uma explosão teria sido provocada pelas forças de segurança, após a descoberta de um pacote suspeito.

Na sexta-feira, dois veículos da marca Mercedes carregados com explosivos foram localizados e neutralizados no coração turístico de Londres.

Os automóveis --um deles retirado por uma grua por estar mal estacionado-- continham grande quantidade de combustível e pregos, além de botijões de gás, segundo o departamento antiterrorista da Scotland Yard.

Os dois poderiam ter provocado um número considerável de vítimas, segundo a nota ministra do Interior, Jacqui Smith.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219115/visualizar/