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Nacional
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 19:42

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PORTO ALEGRE - Os passageiros que embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, passaram por transtornos equivalentes aos dos piores momentos dos recentes episódios de caos no transporte aéreo brasileiro. Das 98 operações de pousos e decolagens previstas das 6 às 19 horas, nada menos do que 25 sofreram atrasos superiores a duas horas.

Em outras 34 a demora ficou entre uma hora e duas horas e em apenas 28 foi inferior a uma hora. Uma decolagem e duas aterrissagens foram pontuais. Também houve oito cancelamentos.

Desta vez o problema não estava relacionado com o controle do tráfego, mas com as condições meteorológicas dos últimos dias. O terminal gaúcho ficou fechado por causa da neblina das 7 horas às 8h42min e operou por instrumentos até o final da manhã. Foi a segunda suspensão de operações em três dias. Do entardecer de quarta-feira ao amanhecer de quinta-feira o aeroporto já havia ficado fechado pelo mesmo motivo.

Os aviões que não puderam pousar ou decolar do Salgado Filho nas primeiras horas do dia provocaram atrasos em cascata nas suas viagens posteriores. A situação foi melhorando ao longo do dia, mas ainda não estava totalmente normalizada no início da noite. Todos os grandes atrasos ocorreram entre a manhã e o início da tarde. No início da noite, as esperas eram inferiores a uma hora na maioria dos casos.

Nas chegadas, o campeão dos atrasos foi um vôo da Gol, de Congonhas, adiado das 7h20min para as 13h48min. Uma saída da mesma empresa, para Guarulhos, foi transferida das 8 horas para as 14h20min.

Outras duas saídas e duas chegadas da Gol, uma saída e uma chegada da Varig e uma saída e uma chegada da OceanAir com origem, destino ou escalas em São Paulo também sofreram atrasos superiores a cinco horas. A TAM foi menos prejudicada, mas também teve de adiar duas operações por mais de três horas.





Fonte: Estadão

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