Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 18:22

    Imprimir


SÃO PAULO - A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) afirmou nesta sexta-feira, 29, que o governo do Brasil deve assegurar uma investigação imediata e completa das mortes de indivíduos desarmados relatadas durante confrontos entre traficantes e a polícia no Complexo do Alemão, no Rio.

Em nota divulgada para a imprensa, a organização internacional ressalta a violência do conflito, que já fez 44 vítimas fatais nos últimos dois meses, e afirma que "quem quer que seja responsável por mortes em desacordo com a lei deve ser levado a julgamento".

O que mais preocupa a HRW são as supostas execuções de inocentes, incluindo uma criança de dez anos, perpetradas pela polícia durante o conflito. Tais informações são baseadas em testemunhos de moradores do Complexo do Alemão.

Segundo José Miguel Vivanco, diretor da divisão das Américas da organização citado na nota, é fundamental uma "investigação completa dessas mortes", pois isso ia "estabelecer a verdade e melhorar a confiança da população na polícia". "O Estado deve assegurar investigações independentes que resultem em julgamentos de quem tenha agido em desacordo com a lei", afirma Vivanco.

A nota termina destacando os números de mortos pela polícia do Rio em "autos de resistência" nos primeiros quatro meses de 2007. Segundo estatísticas oficiais do Instituto de Segurança Pública, 449 pessoas foram mortas nestas circunstâncias, um aumento de 36,5% em relação ao mesmo período de 2006.




Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219274/visualizar/