Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 20:08

    Imprimir


BRASÍLIA - Cerca de 1.500 indígenas e agricultores sem-terra ocuparam um canteiro do projeto de transposição do rio São Francisco em Pernambuco, paralisando as obras, disseram ativistas nesta quarta-feira, 27.

O projeto de irrigação servirá para transpor águas do São Francisco por meio de 700 quilômetros de canais na região do Semi-Árido. As obras, que começaram em março, devem durar anos, a um custo de até R$ 6,5 bilhões.

"As obras no local de retirada da água estão paralisadas," disse José Barros, do sindicato rural de Orocó (PE), nesta quarta-feira à Reuters. Outros canteiros não foram afetados, segundo ele.

O Exército informou que nas últimas duas semanas só começou as obras do acampamento-base, e não dos canais propriamente ditos. "Durante a ocupação não houve agressão por parte dos manifestantes", disse o Centro de Comunicação do Exército.

O protesto, que começou na última terça-feira, reivindica a implementação de iniciativas alternativas de irrigação. "Não vamos sair até que este projeto seja cancelado", disse Josivaldo de Oliveira, um dos coordenadores do acampamento.

Os manifestantes dizem que o projeto é caro demais para o pouco benefício que trará. Ambientalistas temem que a redução no nível das águas do rio afete a navegabilidade, a migração dos peixes e a biodiversidade.

Ativistas de grupos de defesa dos direitos civis, sem-terra e indígenas de cinco Estados estão acampados no local de onde deve ser retirada a água do rio, plantando lavouras e árvores, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica.

Os bispos Luiz Cappio e José Geraldo, da vizinha Bahia, devem visitar o acampamento na quinta-feira, celebrando uma missa em solidariedade aos ocupantes. Cappio chamou a atenção mundial com uma greve de fome contra a transposição em 2005.

Especialistas do governo dizem que a construção de represas e o desmatamento já provocaram um assoreamento considerável ao longo do rio.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219437/visualizar/