Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 27 de Junho de 2007 às 07:39

    Imprimir


Trazida em avião Hércules da Força Aérea Brasileira, a tocha dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro chegou ontem a Cuiabá, por volta das 11h15, procedente de Porto Velho. Do aeroporto, a tocha seguiu diretamente para a Câmara Municipal, onde ficou sob forte proteção policial até o momento do início do revezamento, às 13h30.

O desfile da tocha na capital mato-grossense envolveu 70 condutores, sendo o início da maratona do revezamento no Marco do Centro Geodésico da América do Sul, ao lado da Câmara Municipal de Cuiabá. Os condutores percorreram 35,2 quilômetros, atravessando as principais vias da Capital.

CONDUTORES - O fogo olímpico foi recebido pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) que, no cumprimento do ritual, o repassou para a atleta Yolen Rhea Pinto, a primeira condutora. Após percorrer 400 metros, Yolen repassou a tocha para Moisés Martins, membro da Academia Mato-grossense de Letras, o segundo condutor. O último condutor foi o diretor de Desporto e Lazer da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Pedro Luiz Sinohara, ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô. Fazem parte da lista de condutores o jornalista Dirceu Carlino, o nadador Felipe Lima, campeão sul-americano, os humoristas Nico e Lau, a atleta Nadir Sabino, o pugilista Lino Barros, o ex-jogador Ruíter Jorge de Carvalho e o técnico de atletismo, Expedito Sabino.

PERCURSO - Em seu desfile a chama passou pelas principais avenidas da capital - Barão do Melgaço, Fernando Correa da Costa, Dante de Oliveira, Brasil, Rubens de Mendonça, Miguel Sutil, 31 de Março, Isaac Póvoas e Joaquim Murtinho - até sua chegada na Praça Alencastro. Na praça houve uma cerimônia de entrega da tocha ao prefeito.

CAMPO NOVO - De Cuiabá, o fogo olímpico segue hoje para Campo Novo do Parecis, onde será conduzida até a Aldeia 4 Cachoeiras e participará da cerimônia do ´fogo ancestral´, onde a tocha acenderá a grande Pira Olímpica dos I Jogos Interculturais Indígenas. Em meio a cerimônia do fogo, executada especialmente pela nação indígena Terena, outro momento marcante para a cultura indígena e de forte simbolismo para a passagem da tocha, será a execução do Hino Nacional brasileiro, que será cantado em Tupi-Guarani.

Concluída a cerimônia indígena, a Tocha inicia, no final da tarde, o revezamento oficial do símbolo, onde fará um percurso de quatro quilômetros pelas principais ruas do município. O revezamento, que deverá durar cerca de 30 minutos, será encerrado acendendo a Pira, que dará início ao I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso, com abertura no estádio Ary Tomazelli.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219583/visualizar/