Fraudes com cheques caem 15,79% em maio, diz Telecheque
Entretanto, na comparação com abril, quando o índice foi de 0,12%, houve aumento de 33,3% nas fraudes.
"A tecnologia tem sido uma das principais aliadas do varejo para a inibição e a queda das fraudes. Com equipamentos cada vez mais modernos e eficientes, o lojista tem se precavido e conquistado uma redução significativa da ação dos estelionatários", disse o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto.
Seguindo a mesma tendência, o indicador de cheques sustados apresentou queda de 4,55% em relação a maio de 2006. No período, o índice de sustados recuou de 0,44% para 0,42%. Já em relação ao índice do mês anterior (0,43%), a baixa foi de 2,33%.
De acordo com o levantamento, o volume de transações com cheques roubados apresentou a queda mais expressiva no comparativo anual. O indicador de roubados ficou em 0,08% no mês passado, uma baixa de 38,46% sobre o mesmo período de 2006, quando o índice foi de 0,13%. No entanto, este tipo de transação ficou estável em relação a abril, quando o índice também foi de 0,08%.
Com abrangência nacional, a Telecheque avalia a inadimplência com cheques, bem como outros indicadores relacionados a esse meio de pagamento, considerando o valor em reais das transações com cheques e não a quantidade de folhas de cheques emitidas.
Comentários