Mato Grosso já alcançou 74% da meta de vacinação contra pólio
O gerente de Imunopreveníveis Anderson C. de Souza ressalta que a campanha teve uma grande adesão e que, no dia “D”, o volume de pais que procurou os postos de vacinação foi muito superior ao esperado. “Como nos anos anteriores, certamente estaremos alcançando mais uma vez a meta do Estado, que é vacinar todas as crianças com até cinco anos”, disse Anderson Souza. “Os pais que ainda não levaram os filhos para tomarem a vacina, podem procurar as unidades de saúde, que serão prontamente atendidos, uma vez que todas dispões de doses suficientes”, complementou.
O Brasil é considerado livre da poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus é bastante ativo. Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas podem chegar ao Brasil com o vírus circulante da doença.
Para que uma região seja declarada livre da poliomielite, deve-se ter pelo menos três anos livre ou sem nenhum caso de pólio e o país deve ter capacidade de detectar, notificar e reagir aos casos de pólio.
Comentários