Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 26 de Junho de 2007 às 08:31

    Imprimir


Em um dia de festa para o esporte local, Cuiabá contempla, na tarde de hoje a passagem da tocha dos Jogos Pan-Americanos. A chama desembarcará na manhã de hoje no aeroporto Marechal Rondon, procedente de Rondônia. O revezamento que vai mobilizar 70 condutores e uma equipe de segurança com mais de 200 homens vai percorrer 35,2 quilômetros por algumas das principais avenidas da cidade.

Junto com a tocha, vem para a Capital mato-grossense, o balão do mascote do Pan (Cauê), que ficará exposto ao lado do ginásio do Centro Esportivo Dom Aquino. O mascote, que vem de Rio Branco – sem passagem por Porto Velho – é o maior boneco balão da América Latina, conforme seu piloto, Carlos Augusto, que chegou na manhã de ontem a Cuiabá para preparar o local.

Conforme a programação da passagem da tocha, a chama Pan-Americana será recebida pelo prefeito Wilson Santos, por volta das 13h30 em frente ao marco do Centro Geodésico da América do Sul.

No local, o prefeito cumpre o procedimento de repassar a tocha ao primeiro condutor, dando início à maratona, no ritual que vem acontecendo pelas capitais desde a chegada da chama ao País. O revezamento deve terminar por volta das 18h15, na Praça Alencastro, onde o prefeito e outras autoridades receberão a tocha do último condutor. Cuiabá representa a Nicarágua, um dos 42 países participantes do Pan.

De Cuiabá, o fogo olímpico segue amanhã, 27, para Campo Novo dos Parecis, onde acontecem os Jogos Interculturais Indígenas, em aldeia do município, a 350 km da capital Cuiabá.

Segundo o presidente do Comitê intertribal dos Jogos Pan Americanos Rio 2007, Carlos Terena, os I Jogos Interculturais Indígenas tem como objetivo, primeiramente congregar as etnias indígenas do Mato Grosso, no intuito de que os próprios patrícios mais novos conheçam a sua cultura, porque muitos não conhecem, essa é a oportunidade de demonstrar suas características, seus costumes, sua cultura e o momento das pessoas se encontrarem e celebrar a vida, saúde e a família, até então nenhum evento foi realizado em cima destes objetivos.

“Queremos estabelecer um vínculo, um laço, abrir um diálogo através de nossos gestos nossas dança, nossas pinturas corporais e assim que todos se respeitem. Pois, se você não conhece a cultura do outro você ignora determinado assunto e a ignorância gera preconceito, preconceito social, racial. Eu acredito que quando as pessoas passam a conhecer outras culturas elas passam a respeitar o diferente, respeitando sua maneira de ser, agir, sua cultura e suas diferenças”, explica.

Terena informa que estarão participando dos jogos aproximadamente 400 atletas, são 8 etnias que participarão das competições e 2 etnias, Caiapó e Terena, farão apresentação cultural.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219768/visualizar/