Repórter News - reporternews.com.br
CPI do Apagão concluirá que falhas humanas causaram acidente da Gol
Assim como a CPI do Apagão Aéreo do Senado, a CPI criada na Câmara para investigar a crise no sistema aéreo deverá concluir que o acidente com o avião da Gol foi resultado de sucessivas falhas humanas. A informação é do presidente da CPI, deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI).
Segundo ele, o relatório final será apresentado em setembro. A crise do setor aéreo no país começou quando os controladores de vôos iniciaram protestos contra o afastamento de colegas para a realização de investigações sobre o acidente do Boeing da Gol que caiu em 29 de setembro do ano passado, após se chocar no ar com um jato Legacy. As 154 pessoas a bordo do avião da Gol morreram durante o acidente. Os pilotos do Legacy conseguiram fazer um pouso de emergência e nenhum dos ocupantes ficou ferido.
"No momento, o que nos parece bastante claro é que não foi problema de equipamento, os equipamentos estavam funcionando, são de boa qualidade. Na verdade, foram falhas humanas sucessivas que ocorreram, mas nós vamos deixar para dizer exatamente que falhas foram essas no relatório final", disse Castro.
Ainda segundo o presidente da CPI, a crise no setor aéreo está mais relacionada a problemas de gestão na Aeronáutica e ao clima de tensão entre os controladores de vôo do que a falhas em equipamentos de controle de tráfego. Segundo ele, o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro é seguro e é um dos melhores do mundo.
"O que está causando o transtorno é um problema de gestão e um problema psicológico, essa que é a verdade. É a tensão, o desentendimento, o conflito que existe hoje entre os controladores e os comandantes da Aeronáutica que está trazendo todo esse transtorno", acredita Castro. Até o acidente, tudo parecia que estava funcionando bem. Aconteceu o acidente, com isso vieram os inquéritos da Polícia Federal, veio a CPI, as manifestações públicas e, de certa forma, os controladores foram responsabilizados em parte pelo acidente. Então criou-se um clima muito ruim, um clima muito tenso no meio dos controladores.
O relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo do Senado, aprovado no dia 6, aponta para sete falhas humanas no acidente.
"No relatório final daremos nossa opinião conclusiva do que ocorreu com o acidente da Gol, quem foram os culpados, quais as providências que não foram tomadas no tempo hábil e o que realmente ocasionou esse desastre, que foi o maior da aviação brasileira", disse o presidente da CPI da Câmara.
Segundo ele, o relatório final será apresentado em setembro. A crise do setor aéreo no país começou quando os controladores de vôos iniciaram protestos contra o afastamento de colegas para a realização de investigações sobre o acidente do Boeing da Gol que caiu em 29 de setembro do ano passado, após se chocar no ar com um jato Legacy. As 154 pessoas a bordo do avião da Gol morreram durante o acidente. Os pilotos do Legacy conseguiram fazer um pouso de emergência e nenhum dos ocupantes ficou ferido.
"No momento, o que nos parece bastante claro é que não foi problema de equipamento, os equipamentos estavam funcionando, são de boa qualidade. Na verdade, foram falhas humanas sucessivas que ocorreram, mas nós vamos deixar para dizer exatamente que falhas foram essas no relatório final", disse Castro.
Ainda segundo o presidente da CPI, a crise no setor aéreo está mais relacionada a problemas de gestão na Aeronáutica e ao clima de tensão entre os controladores de vôo do que a falhas em equipamentos de controle de tráfego. Segundo ele, o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro é seguro e é um dos melhores do mundo.
"O que está causando o transtorno é um problema de gestão e um problema psicológico, essa que é a verdade. É a tensão, o desentendimento, o conflito que existe hoje entre os controladores e os comandantes da Aeronáutica que está trazendo todo esse transtorno", acredita Castro. Até o acidente, tudo parecia que estava funcionando bem. Aconteceu o acidente, com isso vieram os inquéritos da Polícia Federal, veio a CPI, as manifestações públicas e, de certa forma, os controladores foram responsabilizados em parte pelo acidente. Então criou-se um clima muito ruim, um clima muito tenso no meio dos controladores.
O relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo do Senado, aprovado no dia 6, aponta para sete falhas humanas no acidente.
"No relatório final daremos nossa opinião conclusiva do que ocorreu com o acidente da Gol, quem foram os culpados, quais as providências que não foram tomadas no tempo hábil e o que realmente ocasionou esse desastre, que foi o maior da aviação brasileira", disse o presidente da CPI da Câmara.
Fonte:
Globo.com
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219850/visualizar/
Comentários