Tangará: Encontros discutem práticas em salas de aula
Quando se trata da educação no âmbito da formação escolar, vêem-se constantes debates a respeito das formas mais adequadas para se promover as relações que permeiam o conhecimento. Percebe-se, cada vez melhor, a sutileza com que se processa a relação ensino-aprendizagem. Nomes consagrados do meio, a exemplo de Paulo Freire, revelam que "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". Surgem, então, novos desafios para quem deseja construir estratégias educacionais que venham de encontro a qualificação do ensino.
Os encontros com os professores da rede municipal visam a discussão das práticas em sala de aula, bem como a troca de experiências, a socialização de idéias e a busca por alternativas para angústias que fazem parte do cotidiano do professor em relação a aprendizagem das crianças e adolescentes. Os encontros tem sido importantes no sentido de reforçar o quanto os professores percebem a motivação das crianças em relação ao novo livro didático adotado nas escolas , disse Rosenilda.
De acordo com as professores, os alunos estão motivados, pois as apostilas são atrativas, e despertam o interesse pela leitura, pelas tarefas e além disso, envolvem os pais nas atividades de pesquisa.
Durante os encontros, professores, diretores e coordenadores, juntamente com a equipe da Secretaria, observam o conhecimento prévio que cada aluno traz consigo, e as experiências, o que permitirá novas práticas em sala de aula e um ensino dirigido e qualificado.
Comentários